De domingo a terça, musical do Coral da USP traz encenação da mitologia grega

Coral Universidade de São Paulo - 28/09/2018

A Saga de Cloris, que será encenada gratuitamente no CEU Butantã, resgata a música coral de diferentes épocas e estilos

O grupo Zimana do Coral da USP (CORALUSP) apresenta neste domingo (30/9), às 11 horas, e na segunda e terça-feira (1 e 2/10), às 20h30 o musical “A Saga de Cloris”, história da mitologia grega que apresenta a deusa da primavera. Aberto a todos os interessados, o espetáculo coral-cênico tem a produção e regência do maestro Alberto Cunha e acontece no CEU Butantã. .

Grupo Zimana

A Saga de Clóris faz parte do projeto do grupo Zimana que busca resgatar e reconstituir um conjunto de peças significativas da música coral, de diferentes épocas e estilos, reunidas tematicamente sob a forma de espetáculo cênico.

Para o regente Alberto Cunha, responsável pelas produções, a ideia é proporcionar diversão teatral e uma oportunidade de ouvir obras de requintada expressão estética.

“Observando o interesse que muitas pessoas têm pelos musicais inspirados nos moldes norte-americanos, imaginei como fazer o coro abordar essa linguagem híbrida de música e teatro, mas sem recorrer ao repertório tradicional dos musicais da Broadway ou daqueles que vemos por aqui nos grandes teatros”, relata.

Assim surgiu A Saga de Clóris, “um espetáculo que envolve as músicas que o coro canta normalmente em concertos, mas com o acréscimo de uma história que justifica a presença dessas músicas. O nome ‘Clóris’ como personagem mitológica aparece nas letras de duas canções renascentistas de nosso repertório. A partir delas, elaboramos o roteiro e nos dedicamos aos ensaios cênicos” destaca o regente.

O programa inclui canções como Rosa Amarela, de Heitor Villa-Lobos e Leva la man di qui, de Orazio Vecchi, além de poemas como Amor é fogo que arde sem se ver, de Camões e O que o vento não levou, de Mário Quintana.

A Saga de Cloris – CORALUSP

Quando | 30/09 (11 horas), 01 e 02/10 (20h30)
Onde | CEU Butantã (Av. Eng. Heitor Antônio Eiras García, 1870)
Quanto | Gratuito