Dentre as variadas iniciativas da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, possivelmente os Editais, lançados em 2012 e 2013, encontram-se entre os mais frutíferos. Fecundos, dado o seu caráter pioneiro; férteis, em função do significado que assumiram no âmbito da Universidade. Naquele momento particular foi percebido que era absolutamente imprescindível mudar a escala das ações rotineiras; era necessário verificar a magnitude dos acervos que compõem o vasto patrimônio da USP; era preciso amparar o conjunto das propostas da área e que nem sempre encontrava expressão corrente; era urgente elevar a Pró-Reitoria ao mesmo patamar das suas congêneres. Os Editais afiguraram-se como a mais sólida ação à promoção de uma política de cultura e extensão da instituição.

O objetivo foi apoiar financeiramente projetos de preservação de acervos documentais e museológicos, memórias e monumentos históricos, culturais, artísticos e arquitetônicos da Universidade de São Paulo nas diversas áreas do conhecimento, bem como projetos voltados para o intercâmbio cultural e científico nas áreas de cultura e extensão com instituições congêneres nacionais e internacionais.

 Para acessar Editais clique aqui 

Editais - Laboratório Memória Teatro ECA USP

Editais – Laboratório Memória Teatro ECA USP

Em 2012 foram lançados quatro editais, a saber: Prêmio Ortega y Gasset em Ciências Humanas; Intercâmbio de Atividades de Cultura e Extensão; Memórias USP; e Preservação de Acervos e Patrimônio Cultural. Já em 2013 foram lançados três editais: Museus e Coleções Museológicas; Difusão e Intercâmbio Cultural e Científico; e Preservação de Acervos Documentais, Memórias e Monumentos.

Se os Editais foi uma iniciativa pioneira, o mais inusitado foi financiar projetos oriundos de iniciativas de funcionários e estudantes. Na edição de 2012 tivemos, no total, 1.609 pessoas envolvidas para o desenvolvimento dos projetos, sendo 256 docentes, 507 servidores, 413 alunos de graduação, 188 alunos de pós-graduação e 245 assessores externos. Em suas duas edições foram contemplados, no total, duzentos e quarenta e quatro projetos.

Os Editais expuseram um setor desassistido da Universidade de São Paulo e descortinaram vasto universo de iniciativas que, até então, corriam de forma subordinada, quando não subterrânea.

Por Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária

Editais
  • Rua da Reitoria, 374 - 3º Andar
  • São Paulo - SP - SP
  • CEP: 05508-220
  • tel.: (11) 3091-3357
  • prceueditais@usp.br
  • http://prceu.usp.br/editais/