História oral é tema de curso gratuito no MariAntonia

Comunicação - PRCEU - 27/07/2023

Serão abordados pressupostos e conceitos fundamentais para elaboração de projetos em história oral

O Centro MariAntonia da USP realiza a partir de 9 de agosto o curso gratuito Introdução à História Oral. Ministrado pelo historiador Ricardo Santhiago, é dividido em quatro encontros presenciais, sempre às quartas-feiras, das 15 às 18 horas. Com 75 vagas, as inscrições online no sistema Apolo da USP são realizadas pelo link http://e.usp.br/oew até 28 de julho.

O curso pretende apresentar ao participante as possibilidades de pesquisa e ação possibilitadas pela história oral. Em caráter introdutório, discutirá projetos de história oral, com formação teórica e prática. Segundo Sanhtiago, “trabalharemos com os pressupostos e os conceitos fundamentais desta abordagem, bem como as diferentes técnicas e métodos passíveis de utilização em diferentes projetos”.

Os alunos que tiverem pelo menos 75% de frequência receberão certificado de participação.

9 de agosto
História oral: uma história interdisciplinar / Bases conceituais para o trabalho com história oral

16 de agosto
História oral e recursos digitais: da gravação ao arquivo / História oral, história pública e as possibilidades de difusão de entrevistas

23 de agosto
Desenhos de pesquisa / Entrevista: Recursos e cenários, técnicas e soluções

30 de agosto
Textos em história oral / Questões éticas e jurídicas

Sobre o professor
Ricardo Santhiago é historiador e comunicólogo. Professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), coordena o Centro de Memória Urbana (CMUrb) e o Arquivo da Memória Artística Brasileira (Amabile). É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, nível 2, na área de História. É graduado em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, com especialização em jornalismo científico pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre e doutor em história social pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado em história pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Entre seus trabalhos recentes, estão a coorganização dos livros História oral como experiência: Reflexões metodológicas a partir de práticas de pesquisa, com Marta Rovai (2021), e Entrevistas imprevistas: surpresa e criatividade em história oral, com Miriam Hermeto (2022).

Introdução à História Oral

Onde | Centro Maria Antonia da USP

Rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque – São Paulo – próximo a estação Higienópolis do Metrô.

Quando | De 9 a 30 de agosto de 2023, quartas-feiras das 15 às 18 horas

Quanto | Gratuito

Vagas | 75 vagas presenciais com certificado Inscrições | pelo sistema Apolo http://e.usp.br/oew (caso o número de participantes ultrapasse o número de vagas haverá sorteio)

História oral é tema de curso gratuito no MariAntonia