Homenagem ao músico Sivuca é tema de concerto no Domingo na Yayá

Centro de Preservação Cultural - 29/09/2017

Programação de outubro conta com o grupo Dona Crô interpretando canções de Sivuca e uma diversidade de canções brasileiras e internacionais dos coralistas do XI de Agosto

Nos dias 8 e 22 de outubro, às 11h, a Casa de Dona Yayá, sede do Centro de Preservação Cultural da USP (CPC – USP) recebe, respectivamente, os grupos XI de Agosto, do Coral da USP (CoralUSP), e o conjunto Dona Crô para apresentações gratuitas ao público.

Criado em 1959 pelo médico David Reis e desde 1986 sob direção do maestro Eduardo Fernandes, o XI de Agosto conta com um repertório eclético no qual a música popular e a música erudita convivem em harmonia. Para apresentação do dia 8, cujo tema é Tradição e Ruptura, os coralistas interpretarão, entre outras canções, “Alguém cantando” de Caetano Veloso, “Down by the Riverside” de Negro Spiritual  e “Serenata para la tierra de uno” de Elena Walsh.

Já o grupo Dona Crô, que mistura elementos dos ritmos como o maracatu, xote, xaxado e baião, a fim de valorizar a música nordestina, retorna à Casa de Dona Yayá com um repertório centrado no compositor e instrumentista Severino Dias de Oliveira, o Sivuca. Conhecido pela virtuosidade e criatividade em seus arranjos, composições e interpretações, Sivuca foi, e ainda é, um grande referencial para a música nordestina vocal e instrumental.

No dia 22, o conjunto presta sua homenagem ao músico apresentando algumas das suas principais composições além de obras de outros compositores que foram gravadas por ele ao longo de sua carreira, como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Hermeto Pascoal e Guerra-Peixe.

A programação de outubro do CPC – USP também inclui a exposição Sesmaria de Passarinhos, sobre o patrimônio cultural da Zona Leste de São Paulo.

Sobre o CPC-USP
O Centro de Preservação Cultural (CPC-USP) é um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP que tem por missão promover ações e reflexões sobre a preservação do patrimônio cultural da Universidade, incluindo seus monumentos, acervos e memórias. Sediado no bairro da Bela Vista, na Casa de Dona Yayá, o CPC-USP busca ainda estreitar os vínculos entre a universidade e a sociedade por meio de pesquisas, oficinas, cursos, palestras, simpósios, exposições, visitas monitoradas e apresentações artísticas.

Domingo na Yayá
Quando | 8 e 22 de outubro, às 11h