• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar
Santos recebe curso da USP que retrata sua história nos séculos XIX e XX

Santos recebe curso da USP que retrata sua história nos séculos XIX e XX

Comunicação - PRCEU - 06/10/2016
Por Elcio Silva e Vitor Andrade
06/10/2016 8h35

A partir do dia 8 de outubro o Monumento Nacional Ruínas do Engenho São Jorge dos Erasmos da USP realiza em Santos, aos sábados, o curso gratuito de difusão História de Santos nos séculos XIX e XX: moda, consumo e sociabilidades.

As aulas gratuitas serão ministradas pelos professores Wilma Therezinha F. de Andrade, Gilvan Leite, Joana Monteleone e Carlos Finochio, das 9h às 13h nos quatro encontros. Os participantes receberão certificado.

Ao longo dos séculos XIX e XX, Santos se notabilizou por ser considerada uma das cidades mais importantes do país, pois garantiu concentração de capital nacional e estrangeiro com a modernização do porto e a exportação de café.

À medida que a atividade econômica crescia na região uma parcela da população da cidade passou a criar tendências de moda a partir do pertencimento do espaço público e, neste período, a sociabilidade dos moradores locais foi marcada pelo consumo de bens e serviços. Esse consumo e a moda ocupavam espaço privilegiado na vida dos santistas e vicentinos moldando definitivamente a silhueta cultural da região.

O curso, que está com inscrições esgotadas, enfoca um olhar sociológico sobre esse momento histórico da vida na baixada santista e dentre os temas abordados destacamos: os cafés, as casas de secos e molhados, os armarinhos, o comércio, o cinema, a praia e as casas de banho, entre outros elementos.

O Monumento Nacional Ruínas do Engenho São Jorge dos Erasmos é uma base avançada de pesquisa, cultura e extensão da USP. É o único projeto arquitetônico quinhentista remanescente na modalidade “engenho de açúcar” que ainda preserva reconhecida autenticidade em suas edificações.

Para conferir os próximos cursos e eventos realizados pelo Engenho dos Erasmos acesse: http://www.engenho.prceu.usp.br

Serviço
História de Santos nos séculos XIX e XX: moda, consumo e sociabilidades.

Monumento Nacional Ruínas São Jorge dos Erasmos
Rua Alan Cíber Pinto, nº 96, Vila São Jorge, Zona Noroeste de Santos
De 08 a 29 de outubro, sábados, das 9 às 13h.
Gratuito

Santos recebe curso da USP que retrata sua história nos séculos XIX e XX
    Não há Comentários :(
    Os comentários estão fechados.