Criado em 1990, através da iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão, o Programa Nascente foi pensado para incentivar o fazer artístico, estimular a reflexão sobre a arte e a cultura e aproximar a comunidade universitária.
É uma iniciativa que se destina a revelar novos talentos artísticos por meio de um concurso aberto aos alunos de graduação e de pós-graduação da USP, incluindo os estudantes da Escola de Arte Dramática da Escola de Comunicações e Artes.
Anualmente, o Programa Nascente premia atores, poetas, músicos, fotógrafos, pintores, diretores, intérpretes, escritores, compositores, designers, escultores, cineastas, entre outros, todos pertencentes ao universo de jovens que diariamente circulam pelos vários institutos e faculdades da Universidade.
20º Programa Nascente – Momento(s)
Em 2003, foi constituída Comissão Acadêmica para aperfeiçoar as diretrizes que norteiam o projeto, além de acompanhar a sua aplicação. Desde então, as áreas premiadas são artes cênicas, artes visuais, audiovisual, design, música erudita, música popular e texto.
Em 2020, em função da chegada da pandemia de covid-19, das incertezas do momento e das restrições que os estudantes enfrentaram para a realização de seus trabalhos, a edição não ocorreu. Em 2021, ainda buscando-se evitar o público presencial, o concurso é reformulado e volta à cena com inovações digitais, incluindo adaptações para as apresentações dos finalistas, com a montagem de sets especiais e transmissões pela internet.
A partir de 2022, retorna-se ao formato presencial já tradicional, com recorde de participação em inscrições.
Desta forma, o Programa Nascente fomenta em cada um dos jovens da Universidade de São Paulo a necessidade de expressar todo o seu talento dentro de um ambiente que pulsa a arte e a cultura.