A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin abriga um dos mais ricos acervos de brasiliana no país, constituído por cerca 60 mil volumes. O acervo doado à USP pela família Mindlin reúne material sobre o Brasil ou que, tendo sido escrito e/ou publicado por brasileiros, seja importante para a compreensão da cultura e história do país.
Missão
Preservar, promover e disseminar seu acervo bibliográfico de brasiliana e valorizar o patrimônio cultural e intelectual do Brasil.
Visão
Oferecer acesso amplo e democrático ao acervo bibliográfico e documental, constituindo-se como um centro de excelência para a pesquisa acadêmica, a produção de conhecimento e o enriquecimento da sociedade. Almeja-se consolidar a Biblioteca como referência nacional e internacional, a fim de contribuir para a preservação e a valorização da história, da literatura, da arte e da cultura brasileira.
Valores
- Preservação: preservação do patrimônio bibliográfico e documental brasileiro, assegurando sua integridade, conservação e acessibilidade a gerações presentes e futuras.
- Acesso e inclusão: promoção do acesso amplo e inclusivo ao acervo físico e digital.
- Excelência: Compromisso com a excelência em todas as etapas das atividades, da seleção e aquisição de materiais à prestação de serviços.
- Diversidade cultural: acolhimento e promoção da pluralidade de perspectivas, vozes e experiências presentes no acervo.
- Inovação e tecnologia: adoção de novas tecnologias e abordagens para ampliar o acesso ao acervo.
- Colaboração: valorização de parcerias e colaborações com instituições nacionais e internacionais, pesquisadores, acadêmicos e a comunidade em geral.