Domingo com música na Casa de Dona Yayá

Centro de Preservação Cultural - 12/03/2020

16/03/2020 – 08h
Atenção: em função das determinações da USP em relação aos eventos públicos durante a pandemia de coronavírus, as atividades dessa programação estão suspensas.
________________________________________________________________________________________________________

Programação do Centro de Preservação Cultural da USP apresenta os grupos Lapa e Dona Yayá, do Coralusp, no dia 22 de março, às 11h, com entrada grátis.

Os grupos Lapa e Dona Yayá do Coralusp abrem a temporada de 2020 com apresentação conjunta na Casa de Dona Yayá, sede do Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP. Os dois grupos têm em comum a investigação do ambiente sonoro presente na cidade de São Paulo como proposta musical, sob coordenação e regência do maestro Mauro Aulicino. Essa programação é resultado da parceria que o CPC mantém com o Coral da Universidade de São Paulo como parte de suas atividades de cultura e extensão, oferecendo ao público uma mostra da produção cultural da Universidade.

O coral Dona Yayá, que ensaia na sede do CPC, na Bela Vista, traz  o projeto “A Música do Bixiga e de São Paulo”, buscando explorar a musicalidade paulistana nascida em bairros como o Bixiga, Barra Funda e Casa Verde, onde é muito forte a presença do samba. O repertório traz desde compositores tradicionais, como Geraldo Filme, até representantes da produção musical atual, como Kiko Dinucci, Bruno Brasil, Indy Naise e Uma Luíza Pessoa.

Já o coral Lapa busca inspiração no “bailes nostalgia”, eventos tradicionais em São Paulo que reúnem os amantes da black music, em uma homenagem à cultura afro-brasileira. O grupo faz uma apresentação vibrante com canções de compositores e intérpretes dos anos 1970 e 1980, como Tim Maia, Jorge Ben Jor, Wilson Simonal, Genival Cassiano, Hyldon, Di Melo, Gerson King Combo e Sandra de Sá.

O Domingo na Yayá acontece duas vez por mês, com a realização de apresentações artísticas, oficinas, itinerários e exposições, sempre gratuitas. O objetivo é abrir ao público a Casa de Dona Yayá, que é tombada pelo estado e pelo município de São Paulo pelo seu valor como lugar de memória, realizando atividades variadas que promovem a fruição do patrimônio cultural.

2019 LapaYayáEmaKlabin

Coral Lapa e Dona Yayá em apresentação conjunta na Fundação Ema Klabin, em 2019. Foto: Daniel Kersys.

Domingo na Yayá
CoralUSP Grupos Lapa e Dona Yayá

Programa:

Abalô, Domínio Público
Tradição, Geraldo Filme. Arr: Mauro Aulicino.
Que nem a Gente, Celso Viáfora. Arr: Wilson Alves.
Roda de Sampa, Kiku Dinucci. Arr: Mauro Aulicino.
Sé, Bruno Brasil. Arr: Wilson Alves
Erê (Menino Prateado), Indy Naise e Uma Luíza Pessoa. Arr: Selma Boragian
Mania de Você, Rita Lee. Arr: Marcelo Ibri.
Primavera, Cassiano e Silvio Rochael. Arr: Roberto Rodrigues.
Gostava Tanto de Você, Edson Trindade. Arr: Alexandre Zilahi.
Não Quero Dinheiro, Tim Maia. Arr: André Protasio.
Olhos Coloridos, Macau. Arr: Vox4.
20ver, Majur. Arr: Mauro Aulicino
Pequeno Poema pra Oxalá, Jonathan Silva. Arr: Nenê Cintra