Casa de Dona Yayá traz programação gratuita de férias

Centro de Preservação Cultural - 30/06/2022

Com atrações para crianças e cineclube, Casa de Dona Yayá traz programação diversificada nas férias

No mês de julho o Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP) realiza gratuitamente mais uma edição do programa Férias na Yayá, com atividades voltadas para público infantojuvenil e adulto.

Img 20190714 110811149 HdrA programação traz oficinas infantis com brincadeiras, contação de histórias, apresentação de práticas tradicionais de artes cênicas, como mímica e palhaçaria, sarau musical literário sobre a cultura caipira e sessões de cinema.

As atividades acontecem na Casa de Dona Yayá, localizada na famosa região do Bixiga, em São Paulo. Os visitantes também poderão conhecer a história de Sebastiana de Mello Freire na exposição Yayá: cotidiano, feminismo, doença, riqueza.

Ferias Na Yaya Cpc Usp

Crianças realizam atividades de pintura e confecção de brinquedos artesanais durante a edição 2019 de Férias na Yayá, a última antes da pandemia de covid-19. Foto Acervo CPC – USP.

Dentro da programação, o CPC traz o Cineclube Yayá com sete filmes da produção audiovisual brasileira recente. Os temas que dialogam com o campo do patrimônio cultural e da memória social e são voltados para público adulto e infantojuvenil. As sessões serão seguidas de bate-papo com o público sobre as questões abordadas e contarão com a presença dos diretores.

O Cineclube Yayá acontece às quartas-feiras, das 19 às 21 horas. Aos domingos, nos dias 3, 17 e 31 exibe o Cineclubinho, das 15 às 17 horas. Serão exibidos dois filmes de animação e um documentário sobre as formas de brincar das diferentes regiões brasileiras.

A Casa de Dona Yayá é um bem cultural da Universidade de São Paulo e lugar de memória da cidade de São Paulo, tombada pelos órgãos de patrimônio municipal e estadual.

Img 20190714 104458796Férias na Yayá tem como proposta oferecer à comunidade do Bixiga e ao público em geral, principalmente crianças, atividades de cultura e extensão universitária que dialoguem com a temática do patrimônio cultural e da memória social, além da fruição do patrimônio universitário.

Férias na Yayá

DOMINGO 3/7

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

Oficinas infantis com jogos, contação de história e confecção de brinquedos. A partir da memória das brincadeiras de antigamente, vamos vivenciar diferentes modos de brincar.

CINECLUBINHO

Exibição do filme Uma história de amor e fúria (Animação, 2013, Brasil. Direção de Luiz Bolognesi). Um índio guerreiro imortal visita o passado e o futuro em 600 anos de história do Brasil.

QUARTA 6/7

CINECLUBE YAYÁ

Exibição do filme Cine Marrocos (Documentário, 2018, Brasil. Direção de Ricardo Calil). Antigo cinema de São Paulo é ocupado por sem-tetos, refugiados africanos e imigrantes latino-americanos.

QUARTA 13/7

CINECLUBE YAYÁ

Exibição do filme Oxente, Bixiga! (Documentário, 2021, Brasil. Direção: Daniel Fagundes e Fernanda Vargas). Um olhar os muitos nordestes presentes na região chamada Bixiga, no centro de São Paulo.

DOMINGO 17/7

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

TEATRO NO JARDIM

Esquetes de mímica, palhaçaria e pequenas encenações com interação entre os atores e o público, com o Grupo de Pesquisa CEPECA.

DOMINGO 17/7

CINECLUBINHO

Exibição do filme O menino e o mundo (Animação, 2013, Brasil, direção de Alê Abreu). A história de um menino que sai em busca de seu pai.

QUARTA 20/7

CINECLUBE YAYÁ

Exibição do filme Todos os Mortos (Drama, 2020, Brasil/França. Direção de Caetano Gotardo e Marco Dutra). Uma família aristocrata entra em ruínas com o fim da escravidão enquanto outra família, negra, vive no abandono.

QUARTA 27/7

CINECLUBE YAYÁ

Exibição do filme O Pai da Rita (Comédia, 2021, Brasil. Direção de Joel Zito Araújo). Dois compositores da escola de samba Vai-Vai disputam a paternidade da filha da passista.

DOMINGO 31/7

SARAU CAIPIRA

O grupo Ô de Casa apresenta sarau literário e musical que traz no repertório poemas e canções da cultura brasileira “de raiz”.

TEATRO NO JARDIM

CINECLUBINHO

Exibição do filme Território de Brincar (documentário, 2015, Brasil, direção de David Reeks e Renata Meirelles). Crianças de todas as regiões do Brasil mostram suas brincadeiras.

CPC/USP  Casa de Dona Yayá

EXPOSIÇÃO Yayá: cotidiano, feminismo, doença, riqueza
Visitação de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h
Rua Major Diogo, 353 – São Paulo

ENTRADA GRATUITA
Solicitamos o uso de máscara e apresentação de comprovante de vacina contra a covid-19.

Apoio: Buriti Filmes, Gullane Filmes, Bretz Filmes, Muiraquitã Filmes, Elo Company, Vitrine Filmes, O2 Filmes, Território do Brincar, Caramuja Pesquisa, Memória e Audiosivusal.

Casa de Dona Yayá traz programação gratuita de férias
  • Classificação: Livre