Impertinentes: exposição na Brasiliana Mindlin traz livros de Gustavo Piqueira

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin - 07/10/2019

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin abre no dia 8 de outubro a exposição Impertinentes, que destaca 14 obras do escritor, artista visual, designer e editor Gustavo Piqueira produzidas entre 2012 e 2018. De Iconografia Paulistana (WMF Martins Fontes) a Brasil Zero-Zero (Lote 42), Piqueira, que define seus trabalhos como “inclassificáveis”, apresenta projetos em que  a linguagem verbal, soberana dos livros tradicionais, pode dialogar com diversos outros códigos.

A bibliografia do autor questiona as típicas categorias que separam os livros em bibliotecas e livrarias. Na novela gráfica Ar Condicionado (Veneta), por exemplo, a subjetividade dos personagens deixa os típicos balões de pensamento para cobrir os mesmos, um formato até então inédito nos quadrinhos.

As obras do artista receberam diversos prêmios internacionais, entre eles AIGA 50/50 Design Observer (EUA), D&AD (Inglaterra), Red Dot (Alemanha), entre outros.

A exposição também virou livro homônimo lançado pela WMF Martins Fontes e Publicações BBM. Na publicação o autor passeia pela sua própria obra e as explica, revelando um pouco de seu intenso e profícuo processo criativo.

Sobre o autor

Conhecido por livros de difícil classificação, nos quais mistura livremente texto, imagem e design, Gustavo Piqueira já lançou mais de 20 obras, como Brasil Zero-Zero (Lote 42, 2018), Oito Viagens ao Brasil (WMF Martins Fontes, 2017), Valfrido? (Lote 42, 2016) e Lorde Creptum (Pulo do Gato, 2015), além da Coleção Gráfica Particular (Lote 42/Casa Rex) que a cada volume faz um ensaio sobre um grande trabalho de arte gráfica. À frente de seu estúdio Casa Rex, é um dos mais premiados designers gráficos do Brasil, com mais de 500 prêmios internacionais.

Exposição IMPERTINENTES: 14 LIVROS DE GUSTAVO PIQUEIRA • 2012/2018

Abertura | 8 de outubro de 2019, terça-feira, 19h30 – com lançamento de dois livros e fala do autor

Visitação | De 9 de outubro a 1 de dezembro – das 8h30 às 18h30 (segunda a sexta-feira)

Onde | Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) – Sala BNDES

Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo – SP

O local possui acessibilidade para cadeirantes.

Quanto | Gratuito

Agendamento de Monitoria | educativo@bbm.usp.br