• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar
USP Cultura em Casa | Arte

USP Cultura em Casa | Arte

Comunicação - PRCEU - 31/03/2020

Header Cultura em Casa - Artes

Do lado de dentro – Centro Cultural USP São Carlos

Telas USP Sao Carlos - Do lado de dentro

O Centro Cultural USP São Carlos se movimentou para não deixar a vida cultural parar nesses tempos de distanciamento social. O espaço físico está temporariamente fechado, mas as redes sociais se tornaram a nova casa das ações culturais e, nesse ambiente cheio de possibilidades, a produção está a todo vapor, fomentando cultura e conhecimento, inclusive para quem está fora da cidade.

Desde o início de abril, o  Centro Cultural oferece a ação chamada Do Lado De Dentro, que incentiva o acesso à arte e conhecimento em ambientes virtuais, proporcionando contato entre comunidade e cultura produzida por artistas ligados à região, bem como a visibilidade e voz desses artistas e professores, através de performances e entrevistas transmitidas ao vivo, que acontecem na plataforma do  Instagram @centrocultural.sc.usp e que, em breve, estarão disponíveis, também, nas outras plataformas do Centro Cultural: Facebook, YouTube e Site  assim como no novo site a ser lançado.

Já foram quase 40 lives contemplando diversas linguagens, com música de várias correntes e estilos, artes visuais, literatura, teatro, yoga e meditação e até uma palestra sobre paleontologia! Atualmente, a programação conta com uma média de três lives semanais e o planejamento é de que as transmissões continuem enquanto durar este período de distanciamento social e que se mantenham no futuro como parte da agenda cultural.

Para acessar:

Facebook: https://www.facebook.com/centrocultural.sc.usp/
Instagram: https://www.instagram.com/centrocultural.sc.usp/
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCRtgzseXyl-Cyfl9tpUWx5w
Site : http://cultura.sc.usp.br/

 

CORALUSP

Concerto Coralusp A equipe do CORALUSP está produzindo e compartilhando a série #CORALUSPEMCASA, conteúdos musicais especiais para este período de quarentena. São textos sobre música, vídeos com aulas e exercícios vocais, informações sobre MPB, resgate de apresentações antigas e apresentações atuais gravadas por membros do coral em suas casas.

Para ver, siga os posts do no Facebook, Youtube e Instagram.

Com o objetivo de facilitar o acompanhamento e participação do público, foi montada uma grade de programação organizada e com dias fixos da semana para cada tipo de conteúdo:

Segundas: QUARENTÉCNICA
aulas de técnica vocal com Antonieta Bastos, Beth Amin, Fernando Coutinho e Sílvia Cueva. 
Terças:  NOTAS MUSICAIS
posts sobre canto coral. 
Quartas:  MPB: HISTÓRIAS E ARRANJOS
posts sobre histórias de canções da MPB e arranjos vocais, por Eduardo Fernandes.
                     GRUPOS VOCAIS EM PAUTA
posts sobre grupos vocais antigos, por Selma Boragian.
Quintas: #TBT CORALUSP
recordações de momentos marcantes do CORALUSP  
                    DA ME NI PO TU LA BE
aulas de técnica vocal e percepção com Beth Amin
Sextas:  SEXTANDO EM CASA
vídeos da equipe artística do CORALUSP cantando e/ou tocando em casa


Orquestra Sinfônica da USP

OSUSP

Você sabia que a Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) está reunindo uma série de concertos, palestras e entrevistas em um canal?

Tem até um concerto muito especial, o Dominó Sinfônico, uma iniciativa criada para as crianças mergulharem no universo musical e aprenderem muito de forma lúdica e divertida.

E, assim como diversas importantes orquestras do mundo todo têm feito, a Osusp também está fazendo produções virtuais, cada músico em sua casa, reunidos pela tecnologia. Confira neste link a emocionante execução da Ária da Suíte nº 3. Trata-se do segundo movimento da Suíte nº 3 para Orquestra, em Ré Maior, de Johann Sebastian Bach (BWV 1068), composta entre 1717 e 1723. De conhecimento popular, essa obra atemporal é executada em diferentes formações ao redor do globo – transcorrendo a formação clássica de piano e violino até a inserção de instrumentos de sopro.

Outro conteúdo inédito que a orquestra está produzindo é a série OSUSP Debates, que busca refletir, em tempos de pandemia, a vocação da Universidade em discutir a condição da arte, da educação e da cultura na contemporaneidade. A série abriga debates entre músicos, maestros, gestores, professores e pesquisadores, abordando diferentes temas dentro do universo da música sinfônica. O conceito é o de sempre reunir uma mesa de convidados caracterizada pela pluralidade de opiniões e pela extensa contribuição ao mundo da música.

Boa oportunidade para rever ou para conhecer coisas novas. Clique aqui e conheça! Além disso, a Osusp tem publicado em seu Facebook diversos vídeos com seus músicos, mostrando ensaios e curiosidades.


Cinusp Paulo Emílio

cinuspO cinema da USP é reconhecido principalmente pelas suas mostras, com curadoria única e recortes diferenciados.

Enquanto a sala física permanece fechada para frequência presencial do público, a equipe tem organizado sessões virtuais, cujos filmes permanecem disponíveis online por um período determinado, com a realização de debates e atividades.

Mas sua produção também inclui uma série de livros, publicações, debates e outras produções culturais.

Quer conhecer? Acesse usp.br/cinusp e explore os conteúdos das abas vídeos e publicações.


Teatro da USP

Logo projeto Tusp Em Casa

Neste momento em que o isolamento social se impõe como necessidade de saúde pública, a equipe do TUSP convida o público para participar de uma série de propostas artísticas e pedagógicas e que levam em conta que teatro é ação coletiva e que por isso estimulam os encontros e diálogos possíveis durante o isolamento. A ideia é gerar pequenos lugares de interação afetiva e de reflexão sobre a função social do teatro.

As ações do TUSP em Casa se mobilizam neste primeiro momento em três séries de vídeos, publicadas no novo canal do TUSP no Youtube e também no Facebook. Confira os detalhes e participe!

DRAMATURGIAS: “Que peça você sugere para ser lida hoje?”
Em vídeos curtos de no máximo 5 min., leitura de trechos de peças teatrais com breves comentários sobre importância atual ou histórica do texto e, eventualmente, sua disponibilidade online.

FAZER ARTÍSTICO: “Como você, artista, está dando continuidade a seu trabalho em tempos de isolamento?”
Artistas apresentam sua compreensão, seus planos, sua pesquisa ou mesmo demonstrações de sua prática artística nestes tempos críticos de isolamento social.

ACERVOS DE PESQUISA E MEMÓRIA: “Onde e como é possível estudar e pesquisar teatro à distância?”
Apresentação de acervos ou bibliotecas que podem ser consultados e pesquisados online, em vídeos curtos feito por especialistas, responsáveis por acervos, ou eventualmente frequentadores que conheçam bem as bases de pesquisa e que tenham sugestões aos estudantes e pesquisadores.


Comunicantus – Laboratório Coral da ECA USP

Coral Comunicantus Coro Eca Usp

Em meio à pandemia, os seis diferentes coros do Comunicantus têm mantido suas atividades por diferentes meios, utilizando videoconferências e disponibilizando uma série de vídeos e apresentações ao público, entre resgate de materiais já produzidos anteriormente e outros feitos agora, com o uso de ferramentas digitais que reúnem virtualmente os participantes.

Confira matéria especial sobre o assunto no site da ECA-USP. É possível acessar os canais no Youtube do Laboratório e do Coral da ECA, para assistir, e para quem se interessa pela prática coral, há também vídeos com exercícios de aquecimento.


Centro Universitário Maria Antonia         

Mariaantoniaemcasa (1)

Neste tempo de quarentena, sem encontros presenciais, de cuidados consigo e com o próximo, o Centro MariAntonia publica uma série de conteúdos digitais, que ficarão hospedados nas redes sociais.

Além de palestras, indicações de filmes, passeios por exposições e cursos, a equipe do MariAntonia convida você a contar o que você está lendo agora. Grave um vídeo com até 3 minutos de duração, lendo um pequeno trecho do livro, e envie para imprensama@usp.br. Pode ser pelo celular mesmo. Não se esqueça de citar o titulo e o autor! Os vídeos serão publicados nas redes sociais.

O que você está lendo agora? Acompanhe as publicações no Facebook, Youtube, Instagram e Twitter.


#ECAemCasa

Logo ECA em CasaDurante a quarentena, estudantes e professores dos cursos Música, Artes Cênicas e Artes Visuais têm usado as plataformas online para criar e compartilhar arte com a sociedade.

São vídeos de performances, materiais de estudo e apresentações musicais e teatrais. Entre os conteúdos estão, por exemplo, a classe de violinos explorando novos arranjos, como a mistura de música clássica com forró, em Quarentena de Mozart, que une a Sinfonia nº. 40 do compositor austríaco e obra do acreano Chico Chagas. Ou o projeto Coronavírus: causos e consequencias, um espaço aberto criado pesquisadores de jornalismo para publicação de materiais artísticos e jornalísticos de combate e reflexão sobre o Covid-19. Diversos formatos são aceitos: poemas, vídeos, áudios, dicas e até mesmo documentários. 

A Orquestra de Câmara da ECA/USP – OCAM e a EDP Brasil desenvolveram um vídeo artístico estimulando a fé, a coragem e a união na luta contra a COVID-19. Além de uma mensagem poética que mostra toda a gente brasileira pela qual devemos lutar neste momento, o clipe traz uma música apresentada por todos os músicos da OCAM, criada a partir da obra “Trenzinho Caipira”, do maestro Heitor Villa Lobos, misturando também referências da MPB. 

Confira matéria especial no site da ECA. Para acompanhar no dia a dia, siga os posts da ECA no FacebookTwitter LinkedIn


Programa Nascente USP

23_nascente_ultima_semana

Para quem gosta de conhecer novas criações, propostas e olhares, uma dica é navegar pelos catálogos dos finalistas do Programa Nascente USP. As criações dos estudantes da USP revelam uma grande criatividade, característica de artistas em fase de formação e experimentação, aliada à técnica proporcionada pelo ambiente universitário. 

Criado em 1991, o mais tradicional programa cultural e concurso artístico da USP já teve a participação de cerca de 10 mil alunos e revelou nomes como Paulo Sacramento, Flávia Junqueira, Luís Miranda e José Roberto Torero. Os trabalhos são classificados em sete áreas artísticas: Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Design, Música Erudita, Música Popular e Texto.

Para navegar, é só clicar no link e navegar no site do programa.


Museu de Arte Contemporânea da USP

Tarsila do Amaral - A Negra - MAC USP

O MAC USP tem publicado diariamente em seu site e nas redes sociais, conteúdos que podem ser acessados, muitos deles disponíveis para download.

São os hotsites de exposições, publicações (como a coleção MAC Essencial) e catálogos históricos da instituição. Também serão publicados conteúdos produzidos pelo setor educativo do museu especialmente para esse momento de isolamento social.

Alguns links de destaque:

ACERVO – o site do Museu possibilita consulta completa ao acervo do Museu
EXPOSIÇÕES – Em andamento e já realizadas
 MAC ESSENCIAL – Coleção disponível para leitura e download no Portal de Livros Abertos da USP
JOVEM ARTE CONTEMPORÂNEA – nove catálogos das JAC’s entre 1967 e 1974                                                       disponíveis para leitura e download


Ver Anita Malfatti

Imagem de Anita Malfatti - Acervo VER ANITA MALFATTI

A história, a arte e as curiosidades da artista paulistana Anita Malfatti, reunidos de forma incrivelmente completa e detalhada, estão ao alcance de todos pela internet no site Ver Anita Malfatti, um projeto do Arquivo e Coleção de Artes Visuais do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP.

O material digitalizado inclui cartas, bilhetes, textos, fotos, recortes de periódicos, documentos pessoais e até mesmo cadernos de desenho com, por exemplo, exercícios de geometria escolares. O site destaca vários aspectos desconhecidos sobre a artista, propondo uma visão diferenciada sobre ela.

Footer Cultura em Casa Grosso

← voltar para USP Cultura em Casa

USP Cultura em Casa | Arte
  • Classificação: Livre
    Não há Comentários :(
    Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.