• A+
  • A-
Fechar
USP Cultura em Casa | Comunidade

USP Cultura em Casa | Comunidade

Comunicação - PRCEU - 31/03/2020

Header Cultura em Casa - Comunidade

Orientação às queixas escolares

Logo Orientacao a Queixa Escolar Inst Psicologia USP

A Orientação à Queixa Escolar (OQE) é uma abordagem de atendimento psicológico para quem passa por dificuldades nas instituições de ensino. Ela leva em consideração a história e outros aspectos de todos os envolvidos no processo da educação: criança/adolescente, família e escola. O objetivo é evitar a medicalização crescente no âmbito escolar e encontrar soluções na rede de relações e no cotidiano da sala de aula. Desenvolvida no Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar (Lieppe) do Instituto de Psicologia (IP) da USP desde 1998, esse tipo de abordagem está disponível ao público gratuitamente por meio de atendimentos agendados, além de fazer parte de cursos e atividades de ensino e pesquisa.

Após acumular informações e experiências que se tornaram referência nacional na área de psicologia escolar, a OQE vai ter seus cursos e materiais disponíveis na internet, com um portal e um canal de vídeos. Todo o conteúdo é gratuito e disponível ao público geral.

Para saber mais, confira a matéria completa no Jornal da USP.

(fonte do texto: Jornal da USP)

USP Diversidade

Em meio a tanta informação, muita fake news também circula. A equipe do USP Diversidade produziu uma série de materiais com dicas, ilustrados por infográficos e informações confiáveis dos pesquisadores da área de saúde da USP.

Os assuntos já disponíveis para ler e baixar são os seguintes:

CoronavírusFicar em CasaSaúde MentalMáscaras | Fake News | Limpeza da casa | Deu positivo, o que fazer? | Retorno às atividades | Nova normalidade | Volta às aulas

Atualizações também são publicadas no Facebook. Leia, compartilhe e faça sua parte!


Como fazer sua máscara de proteção?

Como Cuidar Da Sua Máscara Facial

A Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), que tem promovido uma série de ações emergenciais de capacitação e produção de máscaras de proteção facial, elaborou e está divulgando orientações para que as pessoas façam a sua própria máscara. Confira o material nessa reportagem do Jornal da USP. Dicas adicionais também podem ser encontradas neste vídeo.

Com imagens, vídeo e um descritivo passo-a-passo, o material explica sobre a confecção, higienização e conservação correta das máscaras. A ideia é auxiliar a população a contar com equipamentos de proteção em um momento em que as máscaras descartáveis estão em falta no mercado, inclusive para profissionais de saúde. O uso de máscaras faciais, mesmo que caseiras, tem sido apontado como um importante elemento de contenção da propagação do coronavírus, mas para isso é importante que sejam feitas e utilizadas de forma correta.


Marketing para micro e pequenas empresas

Transforme SP - Imagem Ilustrativa

Projeto dos alunos do curso de Marketing da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP está dando auxílio a micro e pequenas empresas (MPEs) para que superem a crise ocasionada pela pandemia da covid-19. O projeto faz parte do  Transforme SP, plataforma da Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo (Fejesp), que recebe as inscrições das empresas interessadas e também recolhe doações para manutenção do serviço.

A empresa Junior Marketing Jr USP fará o serviço de inteligência de mercado, estratégias de posicionamento e construção de marca gratuitamente, custeado pelas doações. Para saber mais informações sobre o projeto, como doar e também como ser uma microempresa auxiliada pelas empresas juniores neste momento, consulte aqui a página do Transforme SP, ou entre em contato pelo e-mail transformesp@fejesp.org.br.


Canal Jurídico da Faculdade de Direito

Logo FDUSP

Não são poucas as implicações de ordem legal da atual pandemia de covid-19, afetando o dia-a-dia de todos. Alguns exemplos: as relações trabalhistas, a locação de imóveis, o direito do consumidor (como no caso dos bilhetes aéreos de vôos cancelados) ou mesmo a prática de crimes. Nesse contexto, a Faculdade de Direito da USP está publicando em suas redes sociais conteúdo jurídico essencial para esclarecer à população sobre seus direitos. Há vídeos, artigos, participações em discussões com outras entidades e colaboração para a mídia em geral, cujas temáticas buscam deixar claro obrigações e garantias nos cenários político, econômico, social, penal, administrativo, comercial, educacional, internacional, civil, financeiro e tributário, dentre outros. Além do canal do Youtube, acesse também o Facebook da instituição e o site oficial para ter acesso a todos os conteúdos e acompanhar as atualizações.


Como cuidar dos alimentos?

Capa Cartilha Turma Da Monica Forc

O Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC – Food Research Center) da USP é parceiro da Mauricio de Sousa Produções na cartilha Como cuidar dos alimentos em tempos de coronavírus, que está sendo oferecida ao público  para colaborar na orientação das famílias brasileiras sobre os cuidados com os alimentos e evitar a contaminação pelo coronavírus. No material, a personagem Magali ajuda com conceitos sobre higienização de alimentos, manuseio de compras do supermercado, armazenamento dos produtos e o como receber compras delivery.

O Centro de Pesquisas em Alimentos da USP desenvolve estudos com foco na área de alimentos e nutrição, além de realizar projetos de educação e difusão do conhecimento científico. O centro mantém a página Alimentos sem mitos com informações de qualidade e linguagem acessível ao público leigo.

A cartilha Como cuidar dos alimentos em tempos de coronavírus pode ser baixada aqui e também está disponível nas redes sociais da Turma da Mônica: instagram.com/turmadamonica, twitter.com/TurmadaMonica, ​facebook.com/turmadamonica.


Incubadora USP de Cooperativas Populares

Alimentos Organicos Itcp

Promove a Economia Solidária em parceria com movimentos sociais, organizações populares e poder público. Entre suas principais atividades estão: acompanhar grupos produtivos autogestionários nas práticas econômicas de geração de trabalho e renda, incubando especialmente os que se encontram em ampla situação de vulnerabilidade socioeconômica; promover formações críticas ou cursos que abranjam conteúdos ligados à educação popular e à própria autogestão e economia solidária; participar do Movimento de Economia Solidária atuando em Fóruns, Congressos e Encontros da Rede.

Durante o período de afastamento social, a equipe tem produzido e compartilhado nas mídias sociais alguns conteúdos, notícias e dicas que podem ser úteis nesse contexto. As publicações abordam vários temas como agricultura e alimentação orgânica, redes de apoio e geração de renda. Confira e acompanhe no Facebook da Incubadora: facebook.com/itcpusp1. Além disso, estão disponíveis online as aulas do curso Curso de Introdução à Economia Solidária – Desafios para o século XXI. Clique no link para acompanhar.


USP 60+

O programa USP 60+ lançou o Guia Cultural USP 60+. Quinzenal, a publicação faz um trabalho de curadoria com sugestões de conteúdos que o público acima dos 60 anos pode aproveitar em seu período de isolamento social. A ideia é que possam aproveitar esse tempo da melhor forma possível, aprendendo novas coisas ou tendo contato com uma variada e rica experiência cultural. O material está disponível aqui.

Além disso, o programa tem disponibilizado em seu canal no Youtube uma série de conteúdos em vídeo, com assuntos que incluem espiritualidade, atividade física e melhora da memória, entre outros.


Escola de Artes, Ciências e Humanidades

© Andres Rodriguez Fotolia.com 563x353

© Andres Rodriguez Fotolia.com 563×353

A USP Leste, pioneira na graduação em gerontologia e forte polo de atividades de extensão voltadas ao público 60+, produziu e está disponibilizando a cartilha Envelhecimento saudável em tempos de Pandemia, elaborada pelo LabEduca60+ | USP – Aprendizagem e Desenvolvimento ao longo da vida.

Destinado ao público idoso, o material apresenta orientações gerontológicas relevantes ao envelhecimento pessoal, com ênfase ao momento atual de cuidados à saúde, disseminando informações educativas aos idosos sobre a Covid-19 e suas implicações no dia a dia.

A Cartilha “Envelhecimento saudável em tempos de Pandemia” apresenta aos idosos, que mesmo em situação de isolamento, é possível viver o momento atual com saúde e com oportunidades para o aprendizado. Para quem não está nessa faixa etária, a dica é baixar e enviar aos seus familiares, vizinhos e amigos!


Faculdade de Educação da USP

Tela do site FEUSP - coronavirus

A FEUSP criou e disponibiliza ao público o site Educação em tempos de isolamento com o objetivo de facilitar o acesso a vídeos, textos e podcasts produzidos ou reunidos por estudantes, funcionários e docentes. A ideia é que esses recursos instiguem reflexões a respeito de questões educacionais e propiciem experiências estético-formativas relevantes.

Entre os conteúdos, o texto Muito além das tarefas a cumprir: notas da FEUSP sobre a educação em tempos de isolamento , uma análise da adoção da EaD e possibilidades educativas outras no contexto de pandemia, que levem em conta as diversas realidades do país.


Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicopatologia, Drogas e Sociedade

Sitiacao De Rua Covid

O Laboratório, da USP de Ribeirão Preto, elaborou materiais bastante úteis especialmente para equipes que trabalham com pessoas em situação de rua, como uma cartilha, que tem o objetivo de orientar profissionais e voluntários sobre como fazer a abordagem da temática junto à população em situação de rua: Abordagem da pessoa em situação de rua para prevenção da disseminação de COVID-19. Também está sendo disponibilizado um material adaptado pelo laboratório de  publicação produzida pelo Center for Disease Control and Prevention com o objetivo de orientar os serviços que trabalham com pessoas em situação de rua a como organizar a rotina e o espaço durante a epidemia de COVID-19: Orientações para serviços que trabalham com pessoas em situação de rua.


Projeto Todos contra a Covid-19

Venha Ser Um Voluntário Contra A Covid 19 300x300

A USP está participando de uma iniciativa interinstitucional protagonizada por universidades, hospitais e entidades do terceiro setor que busca mobilizar estudantes e profissionais das mais diversas áreas para atuação nas frentes de enfrentamento à COVID-19. Ao preencher um cadastroa pessoa se voluntaria para atuar em hospitais de campanha e demais equipamentos  de saúde destinados ao tratamento dos pacientes com COVID-19, bem como para ações de campo necessárias em comunidades carentes e também em missões especiais.

O formulário gera um cadastro de voluntários segundo suas possibilidades de atuação e o grupo de instituições organizadoras mapeia as necessidades e negocia com diferentes atores e segmentos o fluxo dos voluntários para diferentes ações. O trabalho envolve desde a produção e a seleção de materiais educativos, até o cuidado de idosos sem a COVID-19, bem como a produção de máscaras e bem como soluções ergonômicas quanto a espaços que visem evitar aglomerações em periferias e ocupações.

Além da USP, fazem parte do projeto a Universidade Nove de Julho (UNINOVE), Instituto D’or Pesquisa e Ensino, Sedes Sapientiae, Instituto Bei, Centro Paula Souza, Cruz Vermelha Brasileira, Por quê? Economês em Bom Português e ArqFuturo.


Apoio e atendimento remoto do Instituto de Psicologia

Videochamada

O Instituto de Psicologia da USP está, por meio do Centro-Escola do Instituto de Psicologia, do Departamento de Psicologia Clínica e em parceria com a Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar, oferecendo serviços de apoio psicológico online.

São três serviços:

1. Projeto APOIO PSICOLÓGICO ONLINE DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA EM TEMPOS DE COVID-19

Nesta fase inicial, o projeto acolhe toda a comunidade USP, podendo ser expandido posteriormente. Ele se destina a pessoas a partir de 18 anos, cuja queixa esteja relacionada, de modo direto ou indireto à pandemia do Covid-19. Além disso, para se beneficiar do projeto, é necessário um dispositivo com acesso adequado à internet e conhecimentos e condições de operá-lo.

O usuário acessa o projeto através do link

2. Projeto ACHAR PALAVRA

Voltado para profissionais psicólogos, os encontros on-line “Achar Palavra”, ocorrem às terças e quintas-feiras, das 20h às 21h.

Para participar é necessário preencher o formulário e aguardar o recebimento das informações de como entrar nas reuniões.

3. Projeto APOIAR – ATENDIMENTO ONLINE

O Apoiar – Atendimento Online APOIAR – ATENDIMENTO ONLINE foi proposto com o objetivo de atender pessoas que manifestem sofrimento psíquico relacionado à pandemia e ao isolamento/distanciamento social.

É oferecido em especial o atendimento a profissionais de saúde, a adolescentes (neste caso com o consentimento dos responsáveis) e a pessoas com mais de 18 anos de idade.

Os atendimentos são feitos por membros do Laboratório de Saúde Mental e Psicologia Clínica Social habilitados para atendimento à distância, seguindo cuidados éticos e técnicos e mantendo a confidencialidade em ambiente seguro. Os interessados devem enviar e-mail para: apoiar@usp.br.


USP São Carlos

Logo Usp Sc Do Lado De Dentro

O Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU), da USP de São Carlos, está promovendo algumas ações com a comunidade especificamente pensadas para o período de quarentena. Quinzenalmente, são oferecidas palestras online ao vivo, sobre temas do urbanismo, história e afins. A primeira delas, por exemplo, A Peste e o Plano: o urbanismo sanitarista do Eng. Saturnino de Brito na Cidade de Santos, traz um panorama bastante interessante e curioso sobre outros momentos que o Brasil já passou no combate às epidemias. Todas as apresentações são divulgadas e transmitidas no Facebook do Instituto (clique aqui).

Outra ação é:  O que vemos, o que nos olha, um convite para que o público participe da construção de uma galeria de desenhos, fotografias e vídeos no contexto do isolamento social: o site é o auusp-emcasa-olhar.blogspot.com e o Instagram é: instagram.com/iauusp.

Aproveite para visitar também o site do Centro Cultural da USP de São Carlos, que está promovendo a ação Do Lado de Dentro, uma série de transmissões ao vivo com intervenções de arte e cultura com artistas convidados na página do Instagram @centrocultural.sc.usp.


Plataforma CO-LAB

Colab Facebook InstagramA plataforma CO-LAB da USP de São Carlos foi desenvolvida pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo com o intuito de criar uma rede colaborativa de enfrentamento da COVID-19 na cidade de São Carlos e região.

A iniciativa tem como objetivos conectar cidadãos e instituições, tornar visíveis demandas sociais e incentivar ações de colaboração. Os interessados preenchem um formulário simples e as informações são disponibilizadas no mapa da cidade e em listas por categorias: assistência social, ciência e tecnologia, educação e cultura, saúde, e outros serviços. O site é facilmente consultado por smartphones ou computadores. Para conhecer e utilizar, acesse: CO-LAB Plataforma Aberta de Ciência e Participação Cidadã.


Estudar e trabalhar em casa

Capa da cartilha Estudar Em Casa Fearp Usp

Para o público que está precisando aprender a se adaptar a novas rotinas de trabalho e estudo em casa, a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP elaborou e está disponibilizando materiais com algumas informações práticas e úteis, já que a maioria das pessoas hoje nessa situação acabou sendo pega de surpresa e precisou mudar seu cotidiano de forma rápida e repentina, deparando-se com desafios como o de manter a concentração, conciliar trabalho e estudo com afazeres domésticos, atenção aos filhos, reproduzir a rotina e o ambiente de trabalho no lar e adaptações tecnológicas. A supervisão do conteúdo é da professora Adriana Caldana, especialista em gestão de recursos humanos e aspectos psicossociais do trabalho.

Os guias estão disponíveis nos links: estudo e trabalho e também estão sendo postado nas redes sociais (Facebook e Instagram).


Escola de Comunicações e Artes

LOGO ECA EM CASAEm tempos de crise, a Escola de Comunicações e Artes da USP empenha-se em oferecer à população informações de interesse público, verdadeiras, acessíveis e de fonte segura. Todas as suas iniciativas são relacionadas diretamente aos seus ramos de atuação: comunicação, informação e artes.

Professores e pesquisadores buscam refletir e orientar sobre assuntos diversificados e que desafiam a sociedade atualmente: fake news, impactos do novo coronavírus no turismo, posicionamento de marcas e empresas durante a pandemia, uso de tecnologias da comunicação no mundo do trabalho e na educação e outros temas. As linguagens são diversas: artigos, entrevistas, reportagens, quadrinhos, programas de rádio, vídeos.

Confira matéria especial no site da ECA. Para acompanhar no dia a dia, siga os posts da ECA no FacebookTwitter e LinkedIn.

Footer Cultura em Casa Grosso

← voltar para USP Cultura em Casa

USP Cultura em Casa | Comunidade
        
    Não há Comentários :(
     
    Atenção! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.