Festival Coralusp reúne grupos próprios e convidados especiais

Comunicação - PRCEU - 06/06/2022

ATUALIZAÇÃO 14/06/2022: Devido ao grande número de contágios de covid-19 entre coralistas, regentes e outros envolvidos no evento, o Festival está suspenso até nova data a ser divulgada futuramente.

_________________________________________

Evento festivo com apresentações diárias comemora os 55 anos do Coral e o retorno dos encontros presenciais

O Coral Universidade de São Paulo promove entre os dias 20 a 26 de junho a 13ª edição do Festival Coralusp. As apresentações gratuitas vão reunir os atuais 15 grupos e convidados especiais, como coros independentes e semiprofissionais de bolsistas, no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária em São Paulo.

“Após dois anos de trabalho remoto por causa da pandemia de coronavírus, o Coralusp entende que é o momento de encontro e troca de experiências entre os grupos corais”, comemora o diretor artístico Eduardo Fernandes. “Não há nada melhor para realizar essa vivência do que concertos gratuitos e abertos a todos.”

Coral da USP inscrições

Apresentação Coralusp. Foto Divulgação.

Durante a semana, o público interno e externo poderá acompanhar as apresentações às 20h30. A programação começa na segunda-feira (20) com os corais Gogós, Cantando no Quintal e Coro da Vila. No dia seguinte (21), subirão ao palco os grupos do Coralusp Feminino e Zimana e o Coro Masculino de Alumínio. Na quarta-feira (22), será a vez dos grupos XI de Agosto e Todo Canto e da participação do Coro de Câmara da ECA (Escola de Comunicações e Artes). A quinta-feira (23) contará com os Coralusp Andante e Sulfiato e o grupo Mosaico. Já na sexta (24), será a vez do tradicional Coralusp Sestina, além do Coral Juvenil do Dante Alighieri e do Coro Jovem do Estado.

O Festival prossegue no final da tarde de sábado (25), a partir das 18 horas, com as participações dos grupos do Coralusp Jupará e Azul e do grupo vocal Trato no Tom.

Coralusp - 12 em ponto e XI de Agosto

Misa a Buenos Aires – Misatango, do compositor argentino Martín Palmeri, sob a regência de Márcia Hentschel, diretora do Coralusp, no Sesc São Carlos com o grupo Sestina do Coralusp. Foto – Julia Montesanti

O encerramento no domingo (26) terá apresentações em dois horários. Às 11 horas com Jovem Meraki, Coro Juvenil da Escola Municipal de Música, Coral Jovem do Instituto Bacarelli e Grupo Vocal da Escola de Música do Parque do Ibirapuera. A partir das 17 horas, a semana de apresentações será encerrada com os grupos 12 em Ponto, Dona Yayá e Lapa, do Coralusp, e do Coral Luther King.

História e tradição

1987 Maestro Benito Juarez Coralusp e OSMC Campos do Jordão 9

Maestro Benito Juarez – Coralusp e Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) – Campos do Jordão – 1987

O Coralusp, vinculado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, comemora neste mês 55 anos de atividades e apresentações. A fundação foi em 3 de junho de 1967 por integrantes do Grêmio Politécnico e do Centro Acadêmico 31 de Outubro, liderados por José Luiz Visconti. Os universitários convidaram para a iniciativa o maestro Benito Juarez. O encontro inaugural reuniu 98 participantes na Escola de Enfermagem da USP.

No ano seguinte, adotando o nome Coral Universidade de São Paulo, o grupo gravou seu primeiro compacto duplo, com tiragem de dois mil discos.

Em 1971, o Coralusp foi integrado à Reitoria da Universidade de São Paulo e aberto para a participação da comunidade em geral.

13º Festival Coralusp

Quando | de 20 a 26 de junho de 2022
Horários | segunda a sexta às 20h30, sábado às 18 horas e domingo às 11 e 17 horas
Quanto | grátis (certificado de vacinação da covid-19 e uso de máscara são obrigatórios)
Onde | Anfiteatro Camargo Guarnieri
Rua do Anfiteatro, 109, Butantã, São Paulo-SP.
Mais informações | www.coralusp.prceu.usp.br

Festival Coralusp reúne grupos próprios e convidados especiais