O Programa Aprender com Cultura e Extensão (PACCEx) foi criado em 2008 e integra o Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil da Universidade de São Paulo.

As bolsas do PACCEx, originalmente, eram destinadas ao Programa Bolsa Trabalho da então Coordenadoria de Assistência Social (COSEAS), hoje denominada Superintendência de Assistência Social (SAS). O Programa Bolsa Trabalho foi extinto havendo, a partir de então, a criação de novos programas associados às Pró-Reitorias e destinados aos alunos de graduação da Universidade.

O diferencial do Aprender com Cultura e Extensão é que ele trouxe as ações para o campo da extensão universitária. Desta forma, como preceitua o artigo 207 da Constituição Federal, as universidades públicas brasileiras, disponibilizam à sociedade o ensino, a pesquisa e a extensão de forma indissociada. Este fato se reflete em todos os programas da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, portanto, fortemente no Aprender.

A observância dessa indissociabilidade promoveu o encerramento do Programa Bolsa Trabalho, para dar início ao Aprender com Cultura e Extensão, com objetivos próprios da academia associando, em seus projetos, atividades de pesquisa, ensino e extensão universitária.

Segundo seu Edital,

• “A finalidade do Programa é fomentar as ações de cultura e extensão por meio da interação das atividades de pesquisa do corpo discente da graduação, em projetos, de forma a contribuir para a sua formação. Propõe-se, assim, a apoiar projetos desta natureza, em temáticas voltadas para os desafios da realidade intra e extrauniversidade”.

Nesse sentido, o Aprender possibilita aos docentes o avanço em suas pesquisas aplicadas; possibilita aos alunos de graduação o contato com a pesquisa e a expansão do contato social, com implicações diretas em sua formação e, sobretudo permite o alcance social e seus benefícios diretos à população.

Desde a sua criação tem demonstrado resultados positivos quanto ao alcance social, de forma que a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, juntamente com a Vice-Reitoria da Universidade de São Paulo, conseguiu ampliar o oferecimento de bolsas passando, inicialmente, de 800 (oitocentas) para 1.200 (mil e duzentas), conforme edição vigente e, para o edital 2015/2016, foram inscritos 999 (novecentos e noventa e nove) projetos propostos por docentes nas mais diversas áreas de suas especialidades.

4º Simpósio Aprender com Cultura e Extensão - EACH

4º Simpósio Aprender com Cultura e Extensão – EACH