USP divulga edital de projetos de direitos fundamentais e políticas públicas

Comunicação - PRCEU - 26/09/2016

A USP, em parceria com a Fundação de Apoio a Universidade de São Paulo (FUSP) e com o banco Santander, abre inscrições para o 1º Edital Santander / USP / FUSP de Direitos Fundamentais e Políticas Públicas com o objetivo de apoiar financeiramente projetos de cultura e extensão universitária que versem sobre os temas. As inscrições devem ser feitas presencialmente na Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, na Rua da Reitoria, 3º andar, ala sul, até 16 de novembro de 2016.

O edital aprovará 15 projetos no valor de R$ 5 mil cada e os receberá em duas categorias:

direitos fundamentais, com ações de direitos humanos para contribuir com a diminuição do preconceito, tais como as relações étnico-raciais, de gênero e de inserção de pessoas portadoras de deficiência;

políticas públicas, com trabalhos voltados para responsabilidade social, como acesso à informação, acervos e à educação, conservação de patrimônio cultural, campanhas de saúde coletiva e ações educativas que visem à melhoria da qualidade de vida da população.

Cursos de difusão e workshops; ações educativas, campanhas e atividades de divulgação; elaboração de material educativo; conservação e divulgação de acervos; e manutenção de exposição estão entre as modalidades previstas.

O projeto deverá ser proposto por docentes ativos da Universidade de São Paulo e deverá conter a carta de anuência do dirigente da unidade do proponente.

Os projetos selecionados terão 12 meses para a execução, contados a partir de 01 de fevereiro de 2017. A lista de aprovados será divulgada a partir de 12 de dezembro de 2016.

O edital completo está disponível para visualização ou download abaixo.

USP divulga edital de projetos de direitos fundamentais e políticas públicas