• A+
  • A-
Fechar
Encontro com Amelinha Teles sobre a história do feminismo

Encontro com Amelinha Teles sobre a história do feminismo

Centro de Preservação Cultural - 07/06/2023

O Centro de Preservação Cultural da USP/ Casa de Dona Yayá recebe Amelinha Teles na próxima quarta-feira, dia 14 de junho. A autora vai falar sobre o livro Feminismos: Ações e Histórias de Mulheres, recém-lançado pela editora Alameda.

Amelinha é militante política feminista, fundadora e presidenta honorária da União de Mulheres de São Paulo e cridora do “Yayartes Bloco Carnavalesco Casa de Dona Yayá”, que sai pelas ruas do Bixiga divulgando os direitos das mulheres.

Atuação política

Maria Amélia de Almeida Teles entrou para a militância política na juventude, em 1960, quando aderiu ao Partido Comunista Brasileiro (PCB) por influência do pai. Em 1964 ela e a irmã mais nova, Criméia, foram detidas por duas noites sob a acusação de subverssão após o golpe no Quartel do Barro Preto em Belo Horizonte.

Em 1968 as irmãs, que viviam na clandestinidade desde 1965, entraram para Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e aderiram à luta armada como forma de resistência política. Amelinha foi presa pela segunda vez em 1972. Em 10 meses de reclusão passou pelo DOI-Codi, Deops, Presídio do Hipódromo e pela Casa do Egresso.

Após a soltura, voltou para a militância políticam atuando no movimento feminista e na busca pelos mortos e desaparecidos políticos.

Atualmente é coordenadora do Projeto Promotoras Legais Populares e integrante da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos. Foi assessora da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo – Rubens Paiva e da Comissão da Memória e da Verdade da Prefeitura de São Paulo.

Esteve entre as 52 mulheres brasileiras indicadas ao Nobel da Paz na proposta coletiva 1.000 mulheres.

 

Serviço


Conversa com a autora: Amelinha Teles 

Atividade presencial com entrada grátis

Data e horário | 14/6/2023, quarta-feira, às 19h

Local | Centro de Preservação Cultural da USP/Casa de Dona Yayá

Endereço | Rua Major Diogo, 353, Bela Vista, São Paulo

Encontro com Amelinha Teles sobre a história do feminismo
  • Classificação: Livre
    Não há Comentários :(
    Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.