Mostra de cinema em parceria com Taiwan traz filmes de realidade virtual para a USP

Comunicação - PRCEU - 23/09/2022

Taiwan: raízes e horizontes contempla a redescoberta e valorização de suas tradições aborígenes e os avanços de inovação da sociedade taiwanesa. A mostra é uma parceria com o escritório econômico e cultural de Taipei em São Paulo

Por Elcio Silva – Com informações de Cinusp
23/9/2022 – 11h52

O Cinema da USP (Cinusp) renova a parceria com o governo de Taiwan e realiza pela terceira vez um panorama da produção cinematográfica taiwanesa, a partir de 26 de setembro, com a mostra Taiwan: raízes e horizontes [ 臺灣電影的草根性視野 ]. A programação gratuita segue até 14 de outubro, com sessões de segunda a sexta-feira, às 16 e às 19 horas, contando com filmes de realidade virtual.

A parceria, firmada com o escritório econômico e cultural de Taipei em São Paulo, realiza cerimônia de abertura no dia 26, às 18h30, no auditório István Jancsó, no complexo Brasiliana, com apresentações de artes típicas da cultura de Taiwan e exibição do filme Nina Wu, do diretor Midi Z.

A seleção de filmes apresenta Taiwan sob uma rica perspectiva, que explora uma amplas experiências cinematográficas, incluindo o cinema contemporâneo e de produções aborígenes do país.

Mr Buddha Realidade Virtual

No filme em realidade virtual “Mr. Buddha”, de Lee Chung, o espectador fica confinado ao espaço no carro para encontrar conexões com a jornada final dos quatro bandidos.

Composta por 15 filmes e sessões de 2 curtas-metragens em realidade virtual, ocorre em sua nova sala com 130 lugares, tela de 8 metros de largura, sistema de som Dolby Digital 5.1 e projeção no padrão DCI 4K com iluminação a laser, garantindo alta fidelidade de cores. Para as sessões em realidade virtual é necessário o agendamento prévio por meio de um link que será disponibilizado no Facebook e Instagram.

Em 2018, a primeira mostra Mestres do Cinema de Taiwantrouxe ao público a obra de sete cineastas que marcaram a história da cinematografia taiwanesa dos anos 1980 até a atualidade, muitas delas inéditas no país.

Já em 2019, na segunda edição, com o tema Novos Olhares sobre Taiwan fez um panorama de filmes realizados a partir dos anos 2000 em recortes específicos e interseccionais, levando em consideração uma gama de novas experiências e novos cineastas ainda desconhecidos ou ignorados pelo público e pelos festivais de cinema brasileiros.

A terceira edição, retomada após 3 anos, apresenta uma nova seleção de filmes contemporâneos incluindo duas obras em realidade virtual produzidas pela HTC, The Making of, de Midi Z, um dos diretores de maior destaque no cinema asiático, e Mr. Buddha, de Lee Chung.

Raízes e Horizontes se inspirou na diversidade de Taiwan e contempla a redescoberta e valorização de suas tradições aborígenes, bem como os avanços de uma sociedade marcada pela inovação.

A nova sala do Cinusp fica na Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, dentro do Centro Cultural Camargo Guarnieri, no campus Butantã da USP.

Para mais informações, leia a carta da curadoria: Taiwan: Raízes e Horizontes

Mostra Taiwan: Raízes e Horizontes

Quando | de 26 de setembro a 14 de outubro de 2022 – Segunda a sexta, às 16 às 19 horas
Onde | Rua do Anfiteatro 109, Cidade Universitária – Butantã – São Paulo
Abertura | 26 de setembro, 18h30
Onde | Auditório István Jancsó – Complexo Brasiliana
Rua da Biblioteca, 21
Quanto | Grátis
Site | usp.br/cinusp

Mostra Taiwan: Raízes e Horizontes
  • 26/set/2022 até 14/out/2022
  • Evento gratuito
  • Classificação: Livre
  • usp.br/cinusp
    • Cinusp
    • Rua do Anfiteatro, 109 - Butantã
    • São Paulo - SP
    • obs: Para as sessões em realidade virtual é necessário o agendamento prévio.