Para aprimorar o processo de divulgação do acervo cultural da Universidade de São Paulo e ampliar as interações dos diferentes atores no âmbito da cultura e extensão foi realizado pela primeira vez, em 2008, o Workshop de Agentes de Cultura e Extensão da USP. Trata-se de um veículo inovador, por meio do qual estão sendo criadas as reais condições para a plena valorização e difusão das atividades de cultura e extensão. A comunidade universitária que atua na área, em todos os seus segmentos, constitui-se em potencial multiplicador das ações da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. Seu constante aprimoramento tornará as ações culturais e de extensão, hoje temporalmente pontuais, em perenes.

O workshop, que é um evento bianual, propicia espaços de interação entre nossos principais agentes, dá visibilidade ao conjunto de ações da Pró-Reitoria e abre caminhos para a realização dos projetos de cultura e extensão latentes nas unidades e órgãos. Além disso, permite ampliar o conhecimento dos trabalhos desenvolvidos na USP, instituição que tem elaborado e experimentado metodologias e projetos de extensão que trazem benefícios para a sociedade brasileira, especialmente aqueles que combatem as desigualdades sociais e propõem novas formas de atuação tanto da própria Universidade como dos diversos segmentos da sociedade.

A participação ativa, a troca de experiências e a integração dos agentes resultam em passos importantes para o fortalecimento das atividades de cultura e extensão universitária.

3º Workshop de cultura e extensão - Museu Republicano de Itú - USP

3º Workshop de cultura e extensão – Museu Republicano de Itú – USP