Ciências Sociais – São Paulo

Descrição do curso

O curso de Ciências Sociais é constituído por disciplinas obrigatórias e optativas que totalizam 155 créditos, a serem cursados preferencialmente em quatro anos.  As disciplinas obrigatórias – Introdução às Ciências Sociais (Antropologia), Introdução às Ciências Sociais (Ciência Política), Introdução às Ciências Sociais (Sociologia), Métodos e Técnicas de Pesquisa I e II, Métodos III, Economia I e II e Estatística – enfatizam a formação teórica e metodológica e preparam o aluno para os estudos empíricos desenvolvidos pelas disciplinas optativas. As disciplinas envolvem três áreas principais das Ciências Sociais – Antropologia, Ciência Política e Sociologia – e são introduzidas de forma integrada. O aluno que optar pela licenciatura cursará, além das disciplinas ofertadas pela Faculdade de Educação, as atividades programadas pelo curso de Ciências Sociais: a disciplina Sociologia da Educação, o Estágio Supervisionado para Ciências Sociais e as Atividades Acadêmico-Científico-Culturais.

Infraestrutura

Os alunos do curso usufruem de biblioteca com acervo de livros e revistas especializadas, de salas equipadas com rede de informática e de laboratório de licenciatura para o estudo e a elaboração de material didático. Para a realização de palestras, o prédio de Ciências Sociais e Filosofia conta com um auditório. Os alunos dispõem ainda de centro de convivência que abriga as entidades estudantis. A infraestrutura do prédio dá plenas condições de acesso a pessoas com dificuldade de locomoção.

Inserção profissional

A ampla formação que o curso de Ciências Sociais proporciona permite que o profissional atue em diferentes campos: ensino, pesquisa, planejamento, consultoria e assessoria – à mídia, aos movimentos sociais, às organizações não-governamentais, às empresas privadas e públicas, aos partidos políticos, às associações profissionais e à formulação de políticas públicas junto aos órgãos normativos. O curso prepara ainda os futuros pesquisadores de pós-graduação que almejam seguir a carreira acadêmica.

Onde estudar?