Engenharia de Materiais – Lorena

Descrição do Curso

Forma um engenheiro com perfil para atuar na área de pesquisa e desenvolvimento de materiais que têm aplicação tecnológica com visão inter e multidisciplinar das áreas tradicionais de Engenharia de Materiais: Metalurgia, Cerâmicas, Polímeros e Compósitos. Os engenheiros de materiais estudam a relação entre a estrutura, as propriedades e o desempenho dos materiais, visando obter novas aplicações ou melhorar a qualidade dos materiais existentes. Do carro aos utensílios de cozinha, do telefone celular aos tecidos das roupas, praticamente tudo tem a intervenção de um profissional de engenharia de materiais.

Infraestrutura

Existe em dois campi. Bibliotecas com vários ambientes, sala de videoconferência e acesso ao Sistema Integrado de Bibliotecas da USP. A Escola oferece excelente rede de informática, inclusive com wireless em todos os campi. Os alunos podem realizar estágios e participar de atividades científicas, seminários, conferências e congressos. Há refeitório, centro de informática e praça de esportes. As entidades estudantis, tais que: Centro Acadêmico, Atlética e Empresa Junior possuem instalações próprias.

Inserção Profissional

Os engenheiros de materiais atuam em diversos setores industriais: metal-mecânico, indústrias metalúrgicas e siderúrgicas, em indústrias de transformação de plásticos, indústrias automobilísticas, indústrias de produção de revestimentos e pisos cerâmicos, indústrias têxteis e em indústria de fabricação de fibras sintéticas, indústria aeronáutica e no setor eletro-eletrônico. O Engenheiro de Materiais estará ainda apto à pesquisa, ao desenvolvimento tecnológico e ao desempenho de papéis de liderança na introdução de novas tecnologias, processos e produtos no segmento industrial.

Onde estudar?