Engenharia Mecânica – São Paulo

Descrição do Curso

Os alunos de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica recebem formação aprofundada em cinemática, dinâmica, materiais, termodinâmica, fluidos, energia, acústica, metodologia de projetos, entre outras. O curso foi estruturado de modo a permitir a formação de profissionais com adequada fundamentação científica; sólida formação em técnicas de Engenharia; capacidade de interpretação, análise e crítica das organizações; preparo para enfrentar situações novas com iniciativa e criatividade; capacidade de buscar e gerar conhecimento tecnológico e metodológico; consciência e preparo para ser um agente da evolução econômica e social e consciência para desenvolver uma conduta profissional ética. Para atingir estes objetivos, em termos do conteúdo da estrutura do curso, as disciplinas oferecidas até o quarto ano são voltadas aos conteúdos curricular básico e profissional essencial, proporcionando ao aluno uma formação sólida nas chamadas Ciências de Engenharia. No quinto ano, é dado o conteúdo profissional específico através de algumas disciplinas obrigatórias e, na sua maior parte, a partir do oferecimento de disciplinas optativas.

Infraestrutura

As disciplinas da habilitação são oferecidas nas salas de aula, anfiteatros e oficinas e laboratórios abrigados no Prédio de Engenharia Mecânica e Naval, que conta com uma área construída distribuída entre salas de aula, salas de vivência, salas de estudo, biblioteca e laboratórios. O curso conta com laboratórios de graduação nas áreas térmica, de mecânica dos fluidos, de vibrações, de controle digital, entre outros.

Inserção Profissional

Os alunos formados em engenharia mecânica pela Escola Politécnica da USP são capacitados para trabalhar no projeto e desenvolvimento de novos produtos, nos processos de fabricação, e nas áreas de manutenção e assistência técnica. O engenheiro mecânico é essencial em setores industriais da área mecânica: montadoras automotivas, indústria de eletrodomésticos, indústria de construção de máquinas e equipamentos, naval e aeronáutica, entre outros.

Onde estudar?