Engenharia Mecatrônica – São Paulo

Descrição do Curso

O curso de Engenharia Mecatrônica se destaca por seu caráter multidisciplinar. Esse caráter vem do próprio objetivo do curso, que é formar engenheiros com capacidade de participar e gerenciar projetos envolvendo aspectos mecânicos, eletrônicos e de computação. Para atingir esse objetivo, o curso oferece disciplinas em linhas básicas de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Computação; oferece também uma série de disciplinas de integração de conhecimentos. O primeiro ano de Engenharia Mecatrônica se caracteriza por disciplinas básicas (matemática, física, química). No segundo ano, o aluno continua um núcleo de disciplinas básicas (cálculo e física) e toma contato com disciplinas essenciais ao quotidiano do profissional. No segundo ano, também aparecem disciplinas que dão base a todos os engenheiros que se relacionam a projeto de dispositivos, fabricação e manufatura. A partir do terceiro ano, o aluno está inteiramente focado na área de Mecatrônica. O terceiro ano apresenta disciplinas “básicas” em Mecatrônica, enquanto que o quarto ano contém uma mistura de disciplinas básicas, avançadas, e “integrativas”. As disciplinas chamadas “integrativas” envolvem projetos com aspectos elétricos, mecânicos, e computacionais. O quinto ano contém disciplinas avançadas e disciplinas “livres”, que dão ao aluno certa liberdade para se especializar em tópicos de seu interesse.

Infraestrutura

O curso oferece significativo número de laboratórios de ensino, incluindo laboratórios de robótica e manufatura automatizada. Atividades complementares, como iniciação científica, empresa júnior e competições de projetos automotivos e aeronáuticos, são tradicionais no curso. Alunos se beneficiam com ampla rede de bibliotecas, além de espaços de lazer nos Centros Acadêmicos, e contam com a possibilidade de obterem intercâmbios internacionais e diplomas duplos com rede de instituições de ponta.

Inserção Profissional

O profissional dessa área aplica seus conhecimentos na automação industrial e no desenvolvimento de sistemas mecânicos das diversas áreas da indústria, ou ainda em áreas como medicina, bioengenharia, geração de energia, robótica e sistemas de manufatura. Egressos do curso têm encontrado posições profissionais nos mais diversos ramos, incluindo tanto a indústria quanto o comércio e também atividades financeiras.

Onde estudar?