Física – São Carlos

Descrição do Curso

O curso de Bacharelado em Física do IFSC tem por missão prover seus alunos com uma formação básica e abrangente nas mais diversas áreas da física, enfatizando seus conceitos teóricos e aplicações. O IFSC forma alguns dos melhores profissionais brasileiros envolvidos com pesquisa, docência e desenvolvimento de novas tecnologias.
Após o primeiro ano do curso, os estudantes podem optar por duas habilitações. A mais tradicional é em Física Teórico-Experimental. Nessa opção, o estudante receberá uma formação teórico-experimental em todas as áreas da Física, desde o início da física clássica até tópicos modernos em mecânica quântica. Eventualmente, tal profissional poderá seguir sua pós-graduação em qualquer uma dessas áreas. A outra habilitação é em Óptica e Fotônica, e tem como objetivo formar profissionais que possam atuar no desenvolvimento de tecnologias ópticas para o setor biomédico e outros setores de alta tecnologia. Ambas as habilitações primam por uma formação de excelência.

Infraestrutura

O IFSC conta com uma excelente estrutura de apoio à graduação. Anfiteatros e salas para as aulas teóricas, todos contam com sistemas multimídia e internet sem fio. Salas com computadores disponíveis à todos os alunos. Além disso, os cursos do IFSC dispõem de seis Laboratórios de Ensino de Física. A Biblioteca é uma das melhores da USP, com um acervo de mais de 25 mil livros, além de inúmeras possibilidades online. A biblioteca oferece instalações modernas, inclusive com salas de estudo em grupo.

Inserção Profissional

O mercado de trabalho tradicional para os Físicos são as universidades e os institutos de pesquisa. Entretanto, no IFSC, é também muito comum nossos formandos seguirem sua carreira em empresas de alta tecnologia, seja no Brasil ou no exterior. Além disso, há a opção do desenvolvimento de empreendimentos próprios em áreas de inovação. Várias empresas de base tecnológica hoje existentes na cidade de São Carlos foram geradas a partir de pesquisas desenvolvidas pelo IFSC.

Onde estudar?