Física – São Paulo

Licenciatura

O curso de Licenciatura em Física tem como objetivo principal a formação de educadores na área de Física, oferecendo uma formação científica e humana abrangentes. Ao longo do curso, são desenvolvidas atividades teóricas e práticas, de forma integrada por meio de estágios supervisionados que têm por objetivo estabelecer um vínculo mais estreito entre as disciplinas de conteúdo específico e a prática profissional. O currículo é constituído por um conjunto de disciplinas obrigatórias, oferecendo a formação básica em Física e Educação, além de algumas disciplinas voltadas para a reflexão do conteúdo de ciências tratado na escola (e não só física), bem como para a elaboração e aplicação de materiais didáticos. Além disso, existe um conjunto de disciplinas de natureza interdisciplinar que articulam o conhecimento de física com aspectos do corpo humano, meio ambiente, astronomia, etc. Em síntese, busca-se formar o Licenciado em Física de forma que ele possa atuar na Educação Científica de forma original, renovando as práticas de ensino estabelecidas.

Infraestrutura

O IF possui um vasto espaço de ensino e pesquisa, com salas com computadores, salas de estudo, laboratórios didáticos, e laboratórios para desenvolvimento de materiais didáticos. O acervo da biblioteca do IF é vasto e diversificado com muitos livros didáticos e obras especializadas. São realizados semanalmente vários seminários organizados pelos grupos de pesquisa com participação de professores e estudantes.

Inserção Profissional

Os egressos do curso podem atuar como docentes do ensino médio, ou em alguns casos do ensino Fundamental II. Podem também complementar sua formação com pós-graduação e atuar no ensino superior. Podem ainda trabalhar na elaboração de materiais didáticos, na criação de propostas curriculares, na constituição de exposições de divulgação científica, na montagem de laboratórios didáticos e outras atividades desta natureza.

Bacharelado

O curso de Bacharelado em Física oferecido pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo teve seu início no ano de 1969.
O curso de Bacharelado em Física oferecido pelo IFUSP objetiva formar profissionais na área de Física que estejam aptos a atuar nos campos de teoria e experimentação e que possam contribuir para o desenvolvimento do país em diversos campos, dentre eles o de:

  • realizar pesquisas científicas e tecnológicas nos vários setores da Física ou a ela relacionados;
  • aplicar princípios, conceitos e métodos da Física em atividades específicas que requerem conhecimento de princípios físicos ou que possam utilizar de metodologias utilizadas na área de física;
  • no âmbito da sua especialidade, projetar, desenvolver, construir e fazer manutenção de equipamentos e sistemas em instrumentação científica, fontes de energia, instalações nucleares, proteção de meio ambiente, telecomunicações, integração de sistemas eletrônicos e ópticos;
  • desenvolver programas e softwares computacionais baseados em modelos físicos.

Infraestrutura

Os alunos do IFUSP podem frequentar a biblioteca mais completa do país em Física, tem acesso a excelente rede de informática, laboratórios didáticos e de demonstração, salas multimídia, realizam estágios (remunerados ou não) nos laboratórios do IFUSP e em institutos de pesquisa, participam de atividades cientificas, seminários, conferências e congressos. O IFUSP possui um centro de vivência (com refeitório) em conjunto com as instalações das entidades estudantis (Grêmio, Atlética e Centro Acadêmico).

Inserção Profissional

O universo do trabalho no qual um Bacharel em Física se insere é abrangente. Muitos físicos atuam em universidades, institutos de pesquisa, mercado financeiro, indústrias, escolas, clínicas e hospitais, e vários setores na fronteira do conhecimento da ciência e da tecnologia. O profissional com Habilitação em Astronomia pode atuar na pesquisa dos mais diversos tópicos da astrofísica contemporânea, no ensino, tanto em escolas como em planetários e centros de difusão científica.

Onde estudar?