Fisioterapia – São Paulo

Descrição do curso

O fisioterapeuta é um profissional de saúde habilitado à construção do diagnóstico dos distúrbios cinéticos funcionais, à prescrição das condutas fisioterapêuticas, à sua ordenação e indução no paciente bem como, ao acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional e as condições para alta do serviço. O fisioterapeuta, formado neste curso, é um profissional humanista apto a atuar em todas as áreas da fisioterapia, com habilidades e atitudes reflexivas e investigatórias, em promoção, proteção e recuperação da saúde nos diferentes níveis de atenção, com autonomia pessoal, intelectual e profissional, necessárias para continuar o processo contínuo de aprendizagem e atualização. O conhecimento das áreas básicas, clínica e profissionalizante o capacitam a identificar, avaliar e solucionar problemas de forma competente e global, respeitando o ser humano nos aspectos físico, social e emocional com vistas a promover e melhorar a qualidade de vida e saúde da população.

Infraestrutura

Os alunos têm aulas em diversas unidades da USP além da Faculdade de Medicina; Instituto de Ciências Biomédicas, Instituto de Biologia, Instituto de Psicologia, Escola de Enfermagem, Faculdade de Saúde Pública entre outros. Realizam estágios curriculares em serviços de saúde de excelência, como o HCFMUSP, HUUSP, Centro de Saúde Escola Butantã, Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e Associação Brasileira de Distrofia Muscular.

Inserção Profissional

Os alunos formados pelo curso de fisioterapia da FMUSP podem exercer atividades em hospitais (média e alta complexidade), consultórios, atenção primária à saúde, centros de Reabilitação, home care, clubes esportivos, empresas, escolas ou permanecer na área acadêmica, completando a formação na pós-graduação (residência, mestrado e doutorado).

Onde estudar?