Oceanografia – São Paulo

Descrição do curso

A Oceanografia é a ciência que estuda os oceanos, incluindo as interfaces com o continente, atmosfera e fundo marinho. É uma ciência interdisciplinar que integra diferentes áreas do conhecimento como a biologia, física, geologia e química. O curso de Graduação em Oceanografia oferece uma estrutura curricular que objetiva a formação de um profissional de alto nível que tenha adequada formação teórica e prática para o entendimento dos processos que ocorrem neste ambiente. O curso está estruturado em módulos: básico, profissionalizante e complementar, finalizando com um trabalho de graduação. O aluno, durante do período do curso, deverá completar 150 horas de embarque em embarcações de pesquisa ou vinculadas às atividades de aproveitamento econômico do meio marinho. Pretende-se que o estudante participe de estágios orientados de iniciação científica em projetos que envolvem estudos em ambientes estuarinos, plataforma continental e oceânica, aprimorando-se no domínio do estudo integrado dos oceanos, no emprego de técnicas de campo, laboratório e integração de dados itens primordiais na compreensão dos fenômenos e processos oceanográficos.

Infraestrutura

O IOUSP disponibiliza aos alunos uma das melhores bibliotecas do país na área de oceanografia, sala Pró-Aluno, seis laboratórios didáticos e uma sala de aula informatizada. Os alunos frequentemente têm aulas nas bases de pesquisa costeira em Ubatuba e Cananéia que também contam com laboratórios didáticos. O N/Oc. Alpha Crucis, e barcos de pesquisa “Velliger II” e “Albacora”, que constituem em elementos essenciais para possibilitar ao aluno um amplo contato com os procedimentos de coleta de dados e informações científicas.

Inserção Profissional

O oceanógrafo é um profissional de formação direcionada ao conhecimento e à previsão do comportamento dos oceanos e ambientes transicionais sob todos os seus aspectos. Atualmente o mercado tem absorvido esses profissionais em atividade de exploração de petróleo; elaboração, execução e coordenação de programas de monitoramento do ambiente marinho; planejamento e coordenação de projetos de controle de processos erosivos nas praias e implantação de obras costeiras; aquicultura; gestão de ambientes costeiros; indústrias que buscam o especialista em preservação ambiental, etc.

Onde estudar?