Psicologia – Ribeirão Preto

Descrição do Curso

O curso de graduação é oferecido nas modalidades Bacharelado e Formação em Psicologia. Em termos da formação básica, o curso enfatiza o estudo do comportamento e de suas bases biológicas, ao mesmo tempo em que é dada atenção às áreas das ciências humanas. A formação profissionalizante é oferecida em estreita associação com o Centro de Pesquisa e Psicologia Aplicada, permitindo a produção de conhecimento e de metodologias em sintonia com as peculiaridades da realidade social brasileira. O curso possui ainda uma estrutura voltada à formação em pesquisa, por meio do programa de Formação Especial em Pesquisa. A formação profissionalizante é oferecida por meio de disciplinas-estágio e estágios profissionalizantes. A proposta educacional do curso de Psicologia busca fornecer condições de análise e crítica das questões sociais, face a necessidade de atuar frente aos problemas e às necessidades humanas em diferentes contextos, produzindo estratégias de ação e projetos de intervenção que possam atender às demandas sociais, aos direitos de cidadania e à promoção de qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades.

Infraestrutura

Os alunos podem frequentar a biblioteca do campus da USP de Ribeirão Preto, têm acesso a uma excelente rede de informática. Os alunos realizam estágios, participam de atividades científicas, seminários, conferências e congressos. A FFCLRP possui ainda um centro de convivência para os alunos.

Inserção Profissional

O Centro de Estudos e de Psicologia, organizado e administrado pelos alunos, promove o Encontro de Saúde Mental e a Semana da Psicologia. Há a possibilidade de inserção na comunidade em atividades multiprofissionais por meio da participação em Programas de Educação pelo Trabalho. Em 2011, foi criada a Empresa Júnior em Psicologia, a “IRHIS”, que possibilita, de forma inédita na área de Psicologia na USP, ampliar os horizontes da formação técnico-profissional por promover experiência de mercado aos alunos de forma diferente da maioria dos estágios convencionais.

Onde estudar?