Psicologia – São Paulo

Descrição do curso

O curso de Psicologia possui uma estrutura curricular que procura proporcionar ao aluno ingressante uma formação que passe por diversos campos de conhecimento. São oferecidas disciplinas obrigatórias e optativas para dar uma formação generalista com possibilidade de o aluno escolher as áreas nas quais pretende aprofundar seus estudos.
Busca-se propiciar uma formação consistente ao futuro profissional para que o aluno possa atuar em acordo com as características sociais da comunidade e a partir de uma reflexão crítica sobre as várias formas de pensar e fazer psicologia.
O estudante tem oportunidades de realizar estágios, desenvolver projetos de iniciação científica e envolver-se em programas de extensão universitária. A combinação entre atividades teóricas e práticas traz ao estudante uma formação abrangente que visa superar a dissociação entre ciência e exercício profissional.
Além da formação de psicólogo, o Instituto de Psicologia oferece ao aluno a opção de cursar as Habilitações Bacharelado e Licenciatura.
Bacharel / Psicólogo / Licenciatura
Ensino / Pesquisa / Extensão

Infraestrutura

O Instituto de Psicologia oferece, aos alunos, um dos mais completos acervos da América Latina na área de Psicologia; uma rede de informática nas dependências da Biblioteca e na sala pró-aluno. Nas dependências do bloco de aulas, está localizado o espaço do Centro Acadêmico. Atividades práticas, que articulam ensino, pesquisa e extensão, são realizadas no Centro de Atendimento Psicológico, nas instituições conveniadas e nos projetos desenvolvidos nos diferentes Laboratórios de Estudos e Pesquisa.

Inserção Profissional

Os graduados em Psicologia podem exercer atividades profissionais em diferentes setores, nos âmbitos público, privado e terceiro setor, nas áreas de educação, saúde, trabalho, assistência social, esporte, entre outras.
A opção pela área acadêmica (requer que o psicólogo ou bacharel complemente sua formação em cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado).
O título de Licenciado permite aos egressos lecionarem em cursos técnicos de nível médio e atuar em instituições educacionais.

Onde estudar?