Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”

ESALQ - Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”
Av. Pádua Dias, 11
São Dimas
13418-900 Piracicaba SP
(19) 3429-4158

A Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz’’ (ESALQ) está organizada em doze departamentos: Agroindústria, Alimentos e Nutrição; Ciência do Solo; Ciências Biológicas; Ciências Exatas; Ciências Florestais; Economia, Administração e Sociologia; Engenharia de Biossistemas; Entomologia e Acarologia; Fitopatologia e Nematologia; Genética; Produção Vegetal; Zootecnia.

Atualmente são oferecidos cursos de graduação nas áreas de Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Ciências Biológicas, Ciências dos Alimentos com duração de cinco anos; Gestão Ambiental, Administração, Ciências Econômicas, com duração de quatro anos (www4.esalq.usp.br/graduação).

Permanência

Como aluno da ESALQ, você terá à sua disposição: restaurante universitário; atendimento médico e odontológico no Campus; salas de informática e acesso à Internet; atividades em Praça Esportiva no Campus; intercâmbios em outros países; curso de inglês gratuito*; bolsas de apoio socioeconômico e acadêmico*; auxílio alimentação, moradia, transporte e livro*, *seleção com base em critérios acadêmicos e/ou socioeconômicos (consultar a página 29 do Manual do Ingressante)

Práticas esportivas

O Campus possui Praça Esportiva com Ginásio de Esportes, quadras de tênis, campos de futebol society, campo de beisebol, campo de futebol oficial, quadra de vôlei de areia, quadras poliesportivas externas, pista de atletismo. Os alunos podem participar de treinamento desportivo, ginástica localizada com alongamentos, caminhada monitorada, atividades recreativas e obter orientações na área junto à Seção Técnica de Práticas Esportivas (SCPRAES), que também organiza campeonatos e eventos esportivos.

Dupla titulação

A USP/ESALQ possui aproximadamente 70 convênios com instituições de 25 países, o que permite oferecer aos seus estudantes possibilidades de experiência acadêmica no exterior. Vale destacar as seguintes atividades: Programa de Dupla-diplomação, a partir de convênios com unidades da França, para graduandos de Engenharia Agronômica e de Ciências dos Alimentos que optem por adquirir o diploma com validade nos dois países. Há possibilidade de aperfeiçoamento em línguas estrangeiras no Centro de Estudos Linguísticos (CEL), que oferece, já para alunos ingressantes, ensino de inglês, além de ferramentas didático-pedagógicas conhecidas por “Euro Talk” para o francês e o espanhol.

Vivência no Campus

O Campus Luiz de Queiroz conta com uma Casa do Estudante Universitário (CEU) com acomodações para 125 alunos. As refeições são feitas no Restaurante Universitário com custos subsidiados e acessíveis. Dentro do Campus existem lanchonetes e áreas de lazer. A maior parte dos alunos vive em acomodações fora do Campus.

ATIVIDADES OFERECIDAS

exposição

Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes “Luiz de Queiroz” – (Museu “Luiz de Queiroz”)

Descrição: promove exposições, ações educativas, projetos de extensão e atividades culturais.

Público alvo: alunos, funcionários e pessoas da comunidade em geral.

Periodicidade: anual

Contatos: www.esalq.usp.br/svcex/museu, e-mail: museulq@usp.br

atividades educativas

Casa do Produtor Rural

Descrição: atende produtores rurais por meio da elaboração gratuita de respostas técnicas, palestras, práticas, publicações, visitas técnicas em propriedades rurais no município, vídeos técnicos etc.

Público alvo: produtores rurais, profissionais do setor, alunos de graduação e empreendedores agrícolas.

Periodicidade: anual.

Contatos:   www.esalq.usp.br/cprural, email:  cprural@usp.br

Grupos de Extensão

Descrição: promove a formação integral dos estudantes universitários por meio de ações assistencialistas junto à sociedade, permitindo aos alunos explorarem de forma prática o que vivenciam em salas de aula e laboratórios de ensino.

Público alvo: alunos de graduação

Periodicidade: anual.

Contatos: www4.esalq.usp.br/svcex/grupos-de-extensao, e-mail: svcex@usp.br

Grupos Musicais na ESALQ: Coral Luiz de Queiroz; Grupo Vocal Luiz de Queiroz e Orquestra ESALQ

Descrição: atividades institucionais ligadas ao canto ou a instrumentos musicais. As atividades corais servem de motivação e aperfeiçoamento nos estudos e trabalho através de exercícios respiratórios, psicomotores, musicalização, memorização, técnica vocal, socialização, concertos, palestras, viagens culturais e participação em festivais.

Público alvo:  Docentes, funcionários, alunos de graduação e de pós-graduação, além de membros da comunidade externa.

Periodicidade:  anual

Contatoswww4.esalq.usp.br/svcex/grupos-musicais, e-mail: corallq@usp.br

Teatro da USP – TUSP

Descrição:  atua como polo gerador de cultura e tem por objetivos difundir e divulgar as artes cênicas, estimular a criação e o desenvolvimento de grupos teatrais universitários e propiciar, com o teatro, a integração entre comunidade interna e externa da Universidade.

Público alvo: Comunidade discente, docente, funcionários e público externo.

Periodicidade: semestral

Contatos:  www.usp.br/tuspFacebook TUSP Piracicaba, tuspiracicaba@gmail.com

Programa Pesquisadores Mirins do Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes “Luiz de Queiroz”

Descrição: estudar as peças do acervo do Museu, conhecendo seus conteúdos teóricos; elaboração de materiais para desenvolver o conteúdo teórico da peça escolhida;

Público alvo: alunos de Escolas Públicas e Privadas do Ensino Fundamental e Médio

Periodicidade: semanal

Contatos: museulq@usp.br, svcex@usp.br

formação e capacitação

Solo na Escola – ESALQ: Formação de Professores para Ensino de Solos

Descrição:  realiza práticas formativas em ensino de solos com os professores do ensino básico.

Público-alvo: professores, estudantes e voluntários do programa.

Periodicidade: anual.

Contato:  aazevedo@usp.br

Vivências em Educação Ambiental: formação de agentes multiplicadores socioambientais na comunidade interna e externa ao Campus “Luiz de Queiroz”

Descrição: estimula práticas cotidianas mais sustentáveis conforme princípio dos 3 R’s (Redução, Reutilização e Reciclagem), e desenvolve oficinas para transformação de materiais que seriam descartados (plásticos, papéis, óleo de cozinha, tecidos, entre outros) em produtos úteis, eliminando a ideologia da inutilidade do material após a primeira utilização.

Público-alvo: escolas do ensino fundamental e médio, comunidade em geral.

Periodicidade: anual.

Contato:  recicla.esalq@usp.br

visitas monitoradas

Escolas Públicas na ESALQ

Descrição:  o projeto é voltado a estudantes de ensino médio de escolas públicas de Piracicaba e região, com a finalidade de integrar esses estudantes através de visitas monitoradas ao contexto da universidade pública de forma interativa e dinâmica.

Público-alvo: estudantes de ensino médio da rede pública de ensino de Piracicaba e região.

Periodicidade: semanal

Contato: www4.esalq.usp.br/acom/profissoes, e-mail: profissões.esalq@usp.br

Programa de Visitas Monitoradas ao Campus “Luiz de Queiroz”

Descrição: recepciona estudantes, professores e comunidade de Piracicaba e região no Campus “Luiz de Queiroz”, instruindo-os sobre as atividades desenvolvidas nos Departamentos, suas Linhas de Pesquisa e Projetos de Extensão Universitária.

Público alvo: Escolas públicas e particulares e comunidade em geral.

Periodicidade: semanal

Contatos: museulq@usp.br, e-mail: svcex@usp.br

Profissões