Escola de Engenharia de São Carlos

EESC - Escola de Engenharia de São Carlos
Av. Trabalhador São-carlense, 400
Parque Arnold Schimidt
13566-590 São Carlos SP
(16) 3373-9229

A Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) foi a unidade pioneira na instalação da USP em São Carlos, em 1953. Sua evolução e desdobramento resultaram na criação das demais unidades que compõem o campus universitário local, o qual assumiu um perfil tecnológico na área das ciências exatas.

Por meio dos seus 10 cursos de graduação em engenharia (Aeronáutica, Ambiental, Civil, Elétrica – Ênfase em Eletrônica, Elétrica – Ênfase em Sistemas de Energia e Automação, de Materiais e Manufatura, Mecânica, Mecatrônica, de Produção e de Computação, esta última em parceria com o ICMC), a Escola forma profissionais altamente qualificados para atender às demandas do mercado de trabalho ou seguir a carreira acadêmica.

Durante a graduação, o aluno tem a possibilidade de participar de atividades extracurriculares em empresas juniores, grupos de estudos avançados e de desenvolvimento tecnológico, como Aerodesign, Baja, Fórmula, Mileage, Warthog, entre outros, possibilitando uma vivência prática dos desafios da vida profissional dentro de sua área de competência. Tem também a oportunidade de se envolver com o mundo da pesquisa por meio de projetos de iniciação científica e interfaces com os 10 programas de pós-graduação da Escola, todos com níveis de mestrado e doutorado, que objetivam a formação de docentes, pesquisadores e profissionais especializados nas diversas áreas da engenharia.

Contando com ampla infraestrutura composta por laboratórios com tecnologia de ponta, salas de aulas especializadas, bibliotecas e serviços de apoio técnico e administrativo – totalizando mais de 71 mil metros quadrados de área construída –, a EESC é referência nas áreas em que atua e tem contribuído para o desenvolvimento da sociedade com a aplicação e difusão dos conhecimentos científicos, culturais e tecnológicos.

A Escola também está atenta aos novos paradigmas globais, fortalecendo ações de internacionalização – como a realização de convênios com instituições estrangeiras – dentre as quais destacam-se os programas de intercâmbio e duplo-diploma na graduação e a múltipla titulação na pós- graduação.

Alunos que pretendem exercer atividades de cultura e extensão encontram amplo espectro de possibilidades, através dos programas da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. Todas essas atividades contribuem para uma melhor formação de nossos alunos, preparando-os adequadamente à vida profissional e acadêmica.

Atividades Oferecidas

Atividades Educativas

A USP e as Profissões na EESC

Descrição: a visita monitorada apresenta informações sobre os cursos da EESC, além de visita aos laboratórios e exposição de projetos de extensão.

Público alvo: professores e estudantes de ensino médio ou vestibulandos.

Periodicidade: a atividade é oferecida durante o ano letivo, uma vez por ano.

Contato: (16) 3373-9248 – ccex@eesc.usp.br

Participação nas Feiras de Profissões da USP

Descrição: Nas feiras de profissões os estudantes do ensino médio e vestibulandos têm contato direto com professores e alunos dos cursos de engenharia podendo tirar dúvidas sobre o curso, a profissão e o mercado de trabalho.

Público alvo: estudantes de ensino médio, vestibulando e público em geral.

Periodicidade: a atividade é oferecida durante o ano letivo, duas vezes por ano.

Contato: (16) 3373-9248 – ccex@eesc.usp.br

Participação na Virada Científica da USP

Descrição: Exposição e demonstração de projetos de extensão

Público-alvo: estudantes de ensino médio, vestibulando e público em geral.

Periodicidade: a atividade é oferecida durante o ano letivo, uma vez por ano.

Contato: (16) 3373-9248 – ccex@eesc.usp.br

Profissões