Prêmio Econoteen de Ensaios

Congressista: Alexandre de Carvalho Pedote
Unidade USP: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Título: Prêmio Econoteen de Ensaios

Coordenador: Antonio Carlos Coelho Campino | Vice-coordenador: José Carlos de Souza Santos

Área Temática: Ciências Sociais Aplicadas

Participantes: Alexandre de Carvalho Pedote, Helio Nogueira da Cruz, Lenina Pomeranz, José Paulo Zeetano Chahad, Alexandre Macchione Saes, Guilherme Grandi, Juarez Rizzieri, Luciana Suarez Lopes, José Dutra Vieira Sobrinho,

Resumo:  O Projeto Econoteen é uma iniciativa do Departamento de Economia da FEA/USP que tem buscado criar canais de comunicação com a sociedade, visando superar os muros da Universidade e diminuir a distância entre o ensino de Economia e as pessoas que a constroem e a vivenciam.

Seu objetivo é apresentar o pensamento econômico aos alunos do Ensino Médio público do estado de SP e estimulá-los a pensar sobre problemas dessa natureza. Procura atrair esses alunos para a USP, mas não apenas para a área de Economia; ganhadores já seguiram para outras carreiras como Direito.

Para atingir esse objetivo, o Econoteen realiza um concurso anual no qual os inscritos devem redigir um ensaio sobre um tema dado. Esse ano, em sua 15ª edição, o tema é “Quais são os efeitos da pandemia do coronavírus e dos períodos de quarentena sobre a educação brasileira?”. Há uma premiação em dinheiro para os melhores colocados, além de uma vaga no Cursinho da FEA/USP e livros doados por entidades da sociedade civil.

Palavras-chaves:  ensino público, inclusão social, temas econômicos