Potencializa: Potencialização de jovens multiplicadores em contextos periféricos
O Potencializa foi um programa de potencialização para jovens multiplicadores em contextos periféricos que tivessem o desejo de atuar no campo sociopoliticoambiental.
O Potencializa foi um programa de potencialização para jovens multiplicadores em contextos periféricos que tivessem o desejo de atuar no campo sociopoliticoambiental.
A Literatura é um elo entre cultura, educação e (re)construção de subjetividades. Nas bordas de São Paulo, inúmeras famílias são afetadas pelo fazer literário (como saraus, slams, produção de livros), seja econômica, social ou simbolicamente.
O Programa de Extensão de Serviços à Comunidade (PESC), vinculado à Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA/USP), completa 20 anos de aplicação do conhecimento acadêmico junto a entidades do terceiro setor por meio de de-senvolvimento de projetos de impacto social.
Levando-se em consideração o contexto online gerado pelo período de pandemia iniciado em 2020, encontrou-se a necessidade, pelo Programa USP Acessível, de divulgação de materiais, que levassem à comunidade USP maior acesso a informações sobre o tema de acessibilidade.
O projeto em questão tem por objetivo apresentar a Bolsa Carlos e Diva Pinho, que tem como público-alvo alunos de programas de pós-graduação da FEA/USP que se enquadrem no perfil PPI.
O projeto DataFEA teve como principal objetivo organizar o processo de coleta de dados sobre os alunos de graduação, proporcionando aos Coordenadores de Curso da FEA uma perspectiva mais aprofundada sobre quem são os alunos e suas necessidades. Além disso, este trabalho também atua para trazer informações sobre as necessidades de permanência dos alunos de graduação.
O projeto Pontapé em si, se caracteriza como um plano de ensino de empreendedorismo para alunos do nono ano e ensino médio da rede pública. Vale lembrar que esse plano em questão é totalmente gratuito sendo realizado pelo trabalho voluntário dos membros do Núcleo de Empreendedores
O projeto buscou, a partir de dados abertos obtidos nos boletins de ocorrência da Secretaria de Segurança Pública, construir um modelo estatístico de previsão de crimes para os municípios do estado de São Paulo, para um horizonte de 10 anos. O modelo preditivo construído foi transformado em um dashboard, com funções que permitem ao usuário selecionar opções em menus disponíveis e obter as previsões de diferentes crimes para todos os municípios do estado.
O Brasil ainda possui 6,6% de pessoas com mais de 15 anos não alfabetizada, o que é um limitante relevante ao desenvolvimento do país. Os avanços da tecnologia trazem desafios ao mudar o mercado de trabalho e extinguir postos de trabalho, mas por outro lado oferece recursos para melhorar serviços à população. Nesse sentido, o projeto buscou desenvolver um aplicativo para alfabetização de jovens e adultos. Na primeira fase estudou-se a literatura, entrevistaram-se alfabetizadores a fim de se obter uma visão dos desafios enfrentados na prática e levantou-se aplicativos voltados para alfabetização disponíveis nas lojas de apps dos celulares.
O Projeto Econoteen é uma iniciativa do Departamento de Economia da FEA/USP que tem buscado criar canais de comunicação com a sociedade, visando superar os muros da Universidade e diminuir a distância entre o ensino de Economia e as pessoas que a constroem e a vivenciam.