DataFEA

O projeto DataFEA teve como principal objetivo organizar o processo de coleta de dados sobre os alunos de graduação, proporcionando aos Coordenadores de Curso da FEA uma perspectiva mais aprofundada sobre quem são os alunos e suas necessidades. Além disso, este trabalho também atua para trazer informações sobre as necessidades de permanência dos alunos de graduação.

Congresso Site Publicado

Dados Abertos e Cidades Inteligentes: modelagem preditiva para identificação de risco de crimes e zeladoria municipal Motivação e objetivos

O projeto buscou, a partir de dados abertos obtidos nos boletins de ocorrência da Secretaria de Segurança Pública, construir um modelo estatístico de previsão de crimes para os municípios do estado de São Paulo, para um horizonte de 10 anos. O modelo preditivo construído foi transformado em um dashboard, com funções que permitem ao usuário selecionar opções em menus disponíveis e obter as previsões de diferentes crimes para todos os municípios do estado.

Congresso Site Publicado

Alfabetização de jovens e adultos e a redução das desigualdades: uso de tecnologia apoiando o desenvolvimento do ODS 10

O Brasil ainda possui 6,6% de pessoas com mais de 15 anos não alfabetizada, o que é um limitante relevante ao desenvolvimento do país. Os avanços da tecnologia trazem desafios ao mudar o mercado de trabalho e extinguir postos de trabalho, mas por outro lado oferece recursos para melhorar serviços à população. Nesse sentido, o projeto buscou desenvolver um aplicativo para alfabetização de jovens e adultos. Na primeira fase estudou-se a literatura, entrevistaram-se alfabetizadores a fim de se obter uma visão dos desafios enfrentados na prática e levantou-se aplicativos voltados para alfabetização disponíveis nas lojas de apps dos celulares.