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Projeto Intervenção Educativa como Ferramenta da Gestão de Resíduos Sólidos no Campus “Luiz de Queiroz”

Resumo:  O projeto visa a realização de intervenções educativas com a intenção de avaliar/melhorar o sistema de coleta seletiva no campus “Luiz de Queiroz” bem como desenvolver ações que estimulem a redução da geração de resíduos, usando a educação ambiental. São levantadas informações dos departamentos e setores do campus a respeito dos problemas e questionamentos sobre a correta destinação dos resíduos sólidos produzidos.

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Papel social dos Cientistas dos Alimentos exercido por meio da disseminação dos seus conhecimentos

Resumo:  Os principais objetivos do presente projeto foram: (1) elaborar livretos informativos em uma linguagem de fácil compreensão em todos os níveis sociais; (2) levar estes conhecimentos até os alunos do Ensino Médio e Técnico por meio de interações em ambiente virtual; (3) possibilitar aos alunos de graduação do curso de Ciência dos Alimentos da ESALQ/USP o convívio o compartilhamento de conhecimento e a prática de extensão e exercerem o seu papel social; (4) elaborar vídeos e material digital para a divulgação dos temas de forma remota ou à distância para atingir a sociedade como um todo.

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O nascimento do Mosaico EducoFlorestal Agroecológico de Itatinga como promotor de expressão e diálogo com a sociedade

Resumo:  São evidentes os crescentes ataques sofridos pelas instituições públicas, especialmente pelas universidades públicas. A partir disso, é possível fazer um recorde em maio de 2014, quando a Secretaria de Planejamento do Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo enviou um ofício ao Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP.

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Diversidade na cadeia de produção de queijos artesanais do Estado de São Paulo

Resumo:  A região sudeste do Brasil é a maior produtora de queijos artesanais, onde São Paulo tem se destacado. Apesar disso, pouco se sabe sobre a cadeia de produção paulista. Portanto, o objetivo deste trabalho é caracterizar a produção de queijos artesanais em São Paulo. Para tal, foi aplicado questionário online, abordando temas sobre a queijaria e sua produção. Os dados foram analisados por estatística descritiva. Obtivemos 34 respostas, com maioria dos participantes do sexo masculino, idade entre 26-55 anos, queijeiros há 1-3 anos e impacto de 25% da venda de queijos na renda

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Desafios da transposição do conhecimento de visitas monitoradas ao Museu – Luiz de Queiroz – para atividades virtuais

Resumo:  O Museu “Luiz de Queiroz” detém um grande fluxo de visitantes. Contudo, a pandemia ocasionada pela COVID-19 exigiu mudanças no planejamento e execução das visitas monitoradas. Com isso, foi feito um mapeamento de demandas sobre o campus e o Museu da ESALQ, criando uma relação de temas para divulgação científica online de conteúdo, através de publicações na página oficial do Instagram do Museu, que, atualmente, conta com mais de 240 publicações e 1.350 seguidores.

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Comunicação digital técnico-científica em ciências agrárias e ambientais por meio de mídias sociais

Resumo:  É notável a influência da internet no processo de transmissão de informações e interesse das comunidades em assuntos de cunho cientifico. O Grupo de Extensão SolloAgro, do Departamento de Ciência do Solo da ESALQ/USP, desenvolve projetos com bolsistas PUB para disseminar a divulgação de conteúdos técnico-científicos produzidos na ESALQ/USP e em instituições parceiras, e proporcionar aos alunos a experiência do ambiente profissional, desenvolver capacidades intelectuais, relacionamento com profissionais e pós-graduandos, desenvolver autonomia e trabalho em equipe.

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Vídeos educativos do Museu de Anatomia Veterinária da FMVZ USP: desafios e potencialidades para difusão do acervo durante a pandemia

Resumo:  Desde o início da pandemia causada pela Covid-19, a partir de abril de 2020, o Museu de Anatomia Veterinária da FMVZ desenvolveu um conjunto de vídeos educativos com a dupla finalidade. Por um lado, o objetivo foi de manter o programa de atividade educativas do Museu ativo junto ao seu público, mesmo com o distanciamento social, com informações elaboradas a partir do seu acervo. Por outro, buscou-se desenvolver estratégias inovadoras para o programa educativo do Museu

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Turma Boa pra Cachorro: um livro sobre bem-estar animal e anatomia veterinária como produto da extensão universitária ao Ensino Médio

Resumo:  Este trabalho relata a experiência da ação da FMVZ-USP junto à comunidade acadêmica do Centro Educacional SESI 077 de Carapicuíba-SP. Para isso, seguiram-se as seguintes etapas: I) discussão inicial; II) escolha do tema e definição do problema; III) formação dos grupos; IV) escolha dos professores orientadores; IV) elaboração do plano de pesquisa; V) investigação e registro das atividades; VI) análise dos resultados; VII) conclusões; VIII) produção e entrega do relatório de pesquisa; IX) apresentação do produto

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REPRODUÇÃO EM MODELOS TRIDIMENSIONAIS (3D) DOS PRÉ-ESTÔMAGOS DE  BOVINO

Resumo:  O presente trabalho teve o objetivo de produzir uma réplica 3D e material digitalizado interativo 3D baseado em uma peça original de estômago de bovino. O material produzido poderá servir para auxiliar as aulas de anatomia veterinária.  Utilizou-se um estômago de bovino desenvolvido pela técnica de repleção estomacal, pertencente ao Museu de Anatomia Veterinária – MAV – FMVZ/USP.

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AnatoVet – Guia Prático para Curiosos: vídeos educativos como produto da extensão universitária ao Ensino Médio

Resumo:  Este trabalho relata a experiência da ação da FMVZ-USP junto à comunidade acadêmica do Centro Educacional SESI 077 de Carapicuíba-SP. Para isso, seguiram-se as seguintes etapas: I) discussão inicial; II) escolha do tema e definição do problema; III) formação dos grupos; IV) escolha dos professores orientadores; IV) elaboração do plano de pesquisa; V) investigação e registro das atividades; VI) análise dos resultados; VII) conclusões; VIII) produção e entrega do relatório de pesquisa; IX) apresentação do produto. Como resultado, elaborou-se o “AnatoVet – Guia Prático para Curiosos”

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Banco de Dados em Eletrocardiografia Veterinária

Resumo:  O projeto Banco de Dados em Eletrocardiografia Veterinária foi uma iniciativa que surgiu na FZEA/USP há 9 anos, com o objetivo de tornar a avaliação da atividade elétrica cardíaca dos animais acessível aos alunos da Medicina Veterinária e clínicos veterinários da região, possibilitando a prestação de um serviço de qualidade, ao mesmo tempo em que os alunos aprimoram seus conhecimentos na área, por meio da interpretação dos traçados eletrocardiográficos e o acompanhamento da rotina clínica da Unidade Didática Clínica Hospitalar (UDCH) da FZEA/USP