Congresso Site Publicado

Sustentarea: impactando positivamente nos hábitos alimentares e na formação de profissionais

O Núcleo de Apoio às Atividades de Cultura e Extensão (NACE) Sustentarea é formado por uma equipe multidisciplinar, composta por 52 pessoas, que estudam, pesquisam, e constroem um diálogo horizontal de compartilhamento sobre alimentação sustentável. O objetivo foi avaliar o impacto dos participantes no Sustentarea na sua formação profissional e na mudança dos seus hábitos alimentares.

Congresso Site Publicado

Qualificação profissional na Atenção Primária à Saúde: Oficina de Promoção da Alimentação Saudável e da Atividade Física e Práticas Corporais

Relato de experiência da realização de uma oficina para educação permanente em saúde com profissionais de nível superior. A oficina de promoção da alimentação adequada e saudável e da atividade física e práticas corporais é uma qualificação de 30h composta por 6 módulos. Foram ofertadas 36 vagas para os municípios que compõem o Grande ABC Paulista.

Congresso Site Publicado

O sistema alimentar paulistano: Como divulgar e conectar atores e iniciativas sustentáveis em uma cidade global?

São Paulo é a cidade mais populosa da América Latina. É considerada uma cidade global, com relevante papel econômico. Para atender a demanda de alimentos em uma cidade com essa magnitude, é importante observar a complexidade de seu sistema alimentar, já que apesar dos incontáveis pontos de venda de alimentos na capital paulista, ainda há significativa desigualdade no acesso aos alimentos saudáveis.

Congresso Site Publicado

Cozinhando em redes: o compartilhamento de habilidades culinárias através das redes sociais

O cozinhar pode ser uma ferramenta para a promoção de uma alimentação saudável. Posto isto, o Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão (NACE) Sustentarea, tem dentro do escopo de suas ações o desenvolvimento e compartilhamento de receitas e técnicas culinárias. Com o propósito de promover uma alimentação saudável e sustentável e estimular o desenvolvimento de habilidades culinárias, as produções são compartilhadas virtualmente para a população em geral.

Congresso Site Publicado

Comunidade Sustentarea: A importância da formação multidisciplinar  em um projeto de extensão universitária

O compartilhamento de informações através de mídias digitais está cada vez mais presente no dia a dia da população. Para tanto, é imprescindível que no campo da divulgação acadêmico-científica, haja materiais que sirvam como referência para a sociedade, pautados pela Ciência e desenvolvidos com devida seriedade, como é o caso do tema alimentação. Nesse sentido, a Formação Sustentarea teve como objetivo capacitar mensalmente os membros do projeto, considerando temas pilares do grupo, cujo foco é alimentação saudável e sustentável.

Congresso Site Publicado

As redes sociais como ferramentas de comunicação em saúde: o alcance da alimentação sustentável na web

Com a presença de ferramentas digitais cada vez mais intensa no dia a dia da população, é importante a atenção ao compartilhamento de informações confiáveis sobre alimentação e sustentabilidade, pautadas em estudos científicos. Neste sentido, o NACE Sustentarea busca divulgar, por meio das redes sociais e site, materiais informativos e educativos para promover o acesso a conteúdos relevantes sobre alimentação sustentável.

Congresso Site Publicado

Formação à distância no apoio à implementação da linha de cuidado para sobrepeso e obesidade: a comunidade acadêmica atenta às demandas do SUS

Diante da necessidade de qualificação de profissionais de nível superior da atenção primária do Grande ABC Paulista e o contexto da pandemia de Covid-19, foram desenvolvidas formações através de tutorias online em parceria com dois cursos de formação à distância da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde.

Congresso Site Publicado

Alimentos nativos, cultura alimentar e gênero: e-book “Memórias da Mandioca” escrito por mulheres do NACE Sustentarea USP

Desde 2020, o NACE Sustentarea USP dedica parte de suas atividades ao estudo e à pesquisa da mandioca sob a ótica de sistemas alimentares mais saudáveis e sustentáveis. Dentre elas, destacamos uma experiência recente: o e-book “Memórias da Mandioca”. Essa é uma obra composta por uma coletânea de histórias biográficas de mulheres integrantes do Sustentarea, lançada em setembro de 2021.

Congresso Site Publicado

Impactos da criação da Liga Acadêmica de Vegetarianismo da Faculdade de Saúde Pública da USP

Com o propósito de disseminar conhecimento seguro sobre a alimentação vegetariana e sua relação com a saúde e o meio ambiente – através de aulas, palestras, mídias sociais e eventos, a Liga Acadêmica de Vegetarianismo (LAVeg) da Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP/USP) busca ampliar a compreensão acerca da nutrição vegetariana aos estudantes da graduação e à população. Em seu tempo de atuação, temos que os participantes da liga classificaram com unanimidade a LAVeg como “ótima” para suas formações profissionais.

Congresso Site Publicado

O papel e a contribuição das universidades na localização dos ODS na cidade de São Paulo, Brasil

O fortalecimento de parcerias e meios de implementação são considerados essenciais para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, conforme refletido no ODS 17. As metas 17.16 e 17.17 reforçam a importância de se dar atenção às questões sistêmicas e às parcerias multissetoriais que possibilitem a mobilização e o compartilhamento de conhecimentos, competências, tecnologias e recursos para cumprir a Agenda 2030.

Congresso Site Publicado

Comida que sustenta: podcast que aproxima saberes tradicionais de idosas aos avanços científicos na área de alimentação e sustentabilidade

O podcast Comida que Sustenta é produzido pelo Sustentarea, Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão da USP, com o objetivo estabelecer diálogo entre os saberes populares e as evidências científicas na área de alimentação e sustentabilidade, contribuindo para atingir o ODS 3 – Saúde e Bem Estar.