Painéis – Dia 25 de novembro – Período da Tarde

Painel 1 – Ações na Escola 1 – Assista agora

14:00 – 14:25

Biocientista mirim – Ação Taquarivaí (Apresentação: Daniel Braz Piovesan e Renata Ligia de Araujo Furlan)

Microscópio digital e lâminas histológicas para escolas da rede pública de ensino (Apresentação: Daniely Soares Lino Kertesz e Profa. Dra. Dania Emi Hamassaki)

Clube de ciências da USP: aprendizagem baseada em temas por meio do experimento de Erastótenes (Apresentação: Davi Nunes de Carvalho e Prof. Dr. Carlos Alberto Moreira dos Santos)

Mediador Profa. Adriana Backx

Painel 2 – Ações na Escola 2 – Assista agora

14:30 – 14:55

Projeto Biguá: preparação dos alunos do ensino fundamental II para o ensino médio técnico (Apresentação: Prof. Dr. Carlos Yujiro Shigue)

Desafio do conhecimento da Escola de Engenharia de Lorena: uma experiência de participação de escolas brasileiras em uma competição de ciências (Apresentação: Flavio da Costa Gonçalves e Profa. Dra. Sandra Giacomin Schneider)

Espaço maker, aprendizagem por problemas e projetos e internet das coisas para jovens do ensino médio (Profa. Dra. Roseli de Deus Lopes)

Mediador Prof. Eduardo Colli

Painel 3 – Mídias e Tecnologias Digitais – Assista agora

15:00 – 15:30

Podcast “Ciência em fato” (Apresentação Ana Carolina Rodrigues Lopes e Prof. Dr. Fabrício Rossi)

Alfabetização midiática e produção de audiovisual na escola pública: ensinar crianças e jovens a interpretar e a produzir informação (Apresentação: Profa. Dra. Monica Rodrigues Nunes Vieira)

Podcast sala TUSP (Apresentação: Francisco Serpa Peres e Profa. Dra. Maria Helena Franco de Araújo Bastos)

Mediador Prof. Fabio Rodrigues

Painel 4 – Ações de Sustentabilidade – Assista agora

15:35 – 16:00

Mostra ecofalante USP e a agenda 2030: o audiovisual como ferramenta para a discussão dos objetivos de desenvolvimento sustentável (Laura Detore Develey e Profa. Dra. Fernanda da Rocha Brando Fernandez)

Horta comunitária USP de RP: um projeto de sustentabilidade ambiental e social (Ana Luiza Lopes Gonçalves e Profa. Dra. Simone De Padua Teixeira)

Eco makerspace – resultados de uma parceria USP e prefeitura municipal de Lorena (Prof. Dr. Eduardo Ferro dos Santos

Mediador Prof. Fabio Rodrigues

Painel 5 – Ações na Saúde 1 – Assista agora

16:05 – 16:30

Cuidado à população em situação de rua no contexto do enfrentamento da pandemia da covid-19 (João Paulo Silveira Rodrigues e Profa. Dra Soraya Fernandes Mestriner)

Da admissão à alta: acolhendo a família em tempos de covid-19 (Apresentação Juliana Cristina Pereira Silveira e Taís de Abreu Ferro)

INSPIRE – Ventilador pulmonar de baixo custo aberto, atividades de treinamento realizadas (Apresentação: Marcelo Knorich Zuffo)

Mediador Prof. Luis Fernando Soares Zuin

Painel 6 – Ações na Saúde 2 – Assista agora

16:35 – 17:00

Formação à distância no apoio à implantação da linha de cuidado para sobrepeso e obesidade: a comunidade atenta às demandas do SUS  (Apresentação: Laura Luciano Scaciota e Profa. Dra. Patricia Constante Jaime)

Extensão médica acadêmica: uma extensão multidisciplinar em saúde (Luiz Henrique da Costa  e Dr. Itamar de Souza Santos)

Mediador Prof. Luis Fernando Soares Zuin

Painel 7 – Ações na Sociedade – Assista agora

17:05 – 17:35

Projeto Travessia: um relato sobre o caminho percorrido (Apresentação: Victória Jordão da Silva e Profa. Dra. Marina Ferreira da Rosa Ribeiro)

Aproxima sorrisos (Apresentação: Vitória Borges Spinola e Profa. Dra. Ana Estela Haddad)

Roda de conversa Let´s Talk Business and Economics (Apresentação: Henrique Heron Alves da Silva Magalhães e Prof. Dr. Silvio Yoshiro Mizuguchi Miyazaki)

Mediadora Profa. Maria Olimpia de Oliveira Rezende

Painel 8 – Preservação do patrimônio científico e cultural – Assista agora

17:40 – 18:10

A salvaguarda do patrimônio imaterial paulistano na extensão, ensino e pesquisa da USP (Apresentação: Profa. Dra. Simone Scifoni)

Cooperação para divulgação científica – criação de um CMD (Apresentação: Igor Augusto Vieira e Profa. Dra. Maria Olímpia de Oliveira Rezende)

397 dias em silêncio: título provisório (Apresentação: Otacílio Alacran e Profa. Dra. Maria Helena Franco de Araújo Bastos)

Material de divulgação sobre o campus Fernando Costa e FZEA para escolas de ensino fundamental de Pirassununga e região, visando inclusão social, cultural e educacional (Apresentação: Delaine Rocha  e Profa. Dra. Luciane Silva Martello)

Mediadora Profa. Adriana Backx