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Biocientista Mirim – Ação Taquarivaí

O Biocientista Mirim é um projeto de extensão da Universidade de São Paulo voltado à alfabetização científica de alunos em diferentes fases da formação escolar e treinamento de professores para utilização de metodologias ativas em sala de aula. No contexto do Programa Santander – USP Municípios, o grupo atuou na formação de professores do município de Taquarivaí, no interior de São Paulo. No total, 72 participantes, entre professores e coordenadores, fizeram parte de 2 workshops remotos de formação, modelo este que foi inédito e necessário devido à pandemia do covid-19. Como produto da ação, o Biocientista Mirim pôde elaborar um material de referência para ser utilizado pelos professores em suas aulas.

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Coprodução de conhecimento para a conservação da biodiversidade e a justiça social: conectando pesquisadores e moradores em prol da convivência humano-fauna na Mata Atlântica Paulista

O objetivo deste trabalho foi constituir espaços de diálogo entre pesquisadores envolvidos com projetos de conservação e moradores das áreas de interior e entorno do Núcleo Santa Virgínia do Parque Estadual da Serra do Mar. Para isso, foi realizada uma oficina e atividades na escola, com o intuito de acionar os saberes locais e engajar as pessoas em um processo de coprodução do conhecimento sobre a fauna, visando a solução de conflitos e a promoção da convivência humano-fauna. A oficina durou três horas e contou com cerca de 50 moradores locais. Nela, houve a apresentação dos resultados da pesquisa, a orientação sobre boas práticas de coexistência com mamíferos carnívoros e um espaço dialogado para que os moradores compartilhassem suas experiências, necessidades e propusessem soluções.

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Entomominas: um projeto de extensão promovendo o empoderamento científico feminino

Elaborado por pesquisadoras e estudantes do Departamento de Biologia da Universidade de São Paulo (USP), campus de Ribeirão Preto, o projeto de extensão universitária Entomominas parte do ensejo de estimular o empoderamento científico feminino de jovens estudantes do Ensino Fundamental de escolas públicas do município. Por meio da temática do estudo dos insetos, em cada edição é explorado um tema distinto através do Ensino de Ciências por Investigação.

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A PREVALÊNCIA DOS NEUROMITOS EM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Este estudo investigou a prevalência de neuromitos em professores da rede básica e procurou possíveis preditores à adesão aos mitos, como o tempo de atuação profissional e número de cursos de neurociências cursados. Foram selecionados 50 participantes inscritos no curso online Ciências da Vida na Escola (CVE) oferecido pelo laboratório de Neuropsicofarmacologia dos Distúrbios do Movimento e pelo Laboratório de Pesquisa e Integração em Psicologia, Educação e Tecnologia, ligados à FFCLRP. Realizou-se análises descritivas e uma matriz de correlações (p-valor = 0,05%). Avaliou-se as taxas de acertos e possíveis correlações com os dados sociodemográficos.

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Promoção de Saúde Mental para Mulheres Privadas de Liberdade nas Penitenciárias Femininas da Região de Ribeirão Preto, Sp

O encarceramento do Brasil aloja quase 38 mil mulheres, dentre as 1.507 unidades prisionais, sendo considerado o 4° país com a maior população carcerária do mundo. A limitação de liberdade, interrupção de laços familiares e baixo acesso às estratégias de inserção social, podem aumentar a vulnerabilidade da saúde mental destas mulheres e contribuir para o desenvolvimento de transtornos psiquiátricos, tais como ansiedade e depressão.

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Arte Educação Ambiental: uma atividade do Instituto de Biociências (IB-USP) no Programa USP 60+

Breve relato de projeto de extensão na área das ciências da natureza junto ao público da terceira idade, realizando a atividade didático-cultural Ciclo de oficinas Arte Educação Ambiental em 2020 e 2021 em 4 encontros virtuais mensais, visando apresentar as pesquisas realizadas nos departamentos do Instituto de Biociências (IB-USP). Optamos por conciliar o acadêmico e o lúdico para promover ensino-aprendizagem somando conhecimentos científicos e produção artística: breve palestra inicial seguida de técnicas diversas visando expressar o aprendizado. Assim, utilizamos as artes manuais como meio de apreensão de biologia, natureza e meio ambiente e de estimular a imaginação.

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Espaço Interativo de Ciências (EIC): Educação e Difusão Científica induzidas por dois CEPIDs e um INCT, com apoio da USP

O EIC foi estruturado em 2003 e atualmente é a sede das atividades de Educação e Difusão de Ciências do CIBFar (CIBFar/CEPID/FAPESP). Localizado em São Carlos, suas ações estão voltadas ao desenvolvimento de recursos didáticos, cursos para estudantes e professores do ensino básico, clubes de ciências, além do desenvolvimento de jogos, mídias e vídeos educacionais, todos relacionados aos temas objetos de estudo do CIBFar. Novos fármacos, oriundos de nossa biodiversidade, para alvos como malária, doença de chagas, leishmaniose, microrganismos patógenos, câncer, doenças causadas por zika e Chikungunya, e recentemente para o SARS-COV-2 (covid-19) são os alvos das pesquisas deste Centro.

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Difundindo conhecimento interdisciplinar durante a pandemia de COVID-19:  I Grupo de Estudos “Fundamentos em Neurociências e Comportamento” da LANeCom

Apresentamos a experiência pedagógica do 1º Curso de Difusão “Grupo de Estudos Fundamentos em Neurociências e Comportamento” da Liga Acadêmica de Neurociências e Comportamento (LANeCom). O curso que durou 18 semanas teve como objetivo discutir as bases do conhecimento neurocientífico e sua difusão para a sociedade civil.

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Engajamento de alunos(as) de graduação no processo de divulgação das Ciências Marinhas e Educação Ambiental por meio de rede social virtual do CEBIMar/USPx’x’

Este trabalho relata o envolvimento de alunos(as) de graduação voluntários(as) e bolsistas PUB na divulgação das Ciências Marinhas por meio da página do CEBIMar na rede social Instagram. Em um ano foram realizadas 48 publicações sobre organismos marinhos, poluição dos mares, áreas marinhas protegidas e aspectos oceanográficos, o que contribuiu para o aumento no número de seguidores(as), interações e compartilhamentos de conteúdo. Uma análise sobre a origem, faixa etária e gênero do público gerou dados que podem orientar estratégias inclusivas futuras.

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ABC na Educação Científica – Mão na Massa: Conhecendo as partes das plantas

O Programa ABC na Educação Científica – Mão na Massa é desenvolvido no CDCC por meio de cursos de formação continuada para professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, produção de materiais didáticos para apoio ao trabalho do professor e Mostras de Trabalhos. Este trabalho descreve a elaboração do módulo “Conhecendo as partes das plantas” com a colaboração de bolsistas do Programa Unificado de Bolsas.

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Paisagismo funcional, bem-estar e segurança alimentar: Uma abordagem integrada

Uma das problemáticas levantadas para o campus da EACH-USP Leste foi a falta de espaços verdes, hortas e áreas de convivência. Pensando nisso, este projeto busca criar uma área onde as pessoas possam ficar, com plantas nativas, a partir do paisagismo funcional, integrando a beleza proporcionada pelas plantas, com a solução de problemas localizados na região.