Congresso Site Publicado

Projeto Fênix-USP: Promoção e intervenções em saúde mental no contexto da pandemia da Covid-19

O cenário de pandemia da Covid-19, juntamente com o distanciamento social, trouxeram impactos na saúde mental da população, como a geração de emoções negativas e a diminuição de emoções positivas. Assim, o Projeto Fênix-USP tem o objetivo de promover e intervir em saúde mental no contexto de pandemia oferecendo um espaço de escuta, acolhimento e atendimento psicológico breve a crianças, adolescentes, adultos e famílias que apresentam sofrimento devido aos efeitos da pandemia da Covid-19 e do distanciamento social.

Congresso Site Publicado

Impacto da Pandemia da COVID-19 em Pacientes com Transtornos Alimentares

Os pacientes com Transtornos Alimentares (TAs) configuram-se como um grupo de risco nesse momento de pandemia, devido às suas sintomatologias físicas e psíquicas. Este projeto busca compreender os efeitos iniciais da pandemia na saúde mental e física de pacientes com TAs. Participaram deste estudo 13 pacientes (9 com Anorexia e 4 com Bulimia) do sexo feminino atendidas em um serviço especializado em TAs. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória.

Congresso Site Publicado

Pró-UBAS USP: aplicação web para ampliação do acesso à saúde e promoção do bem-estar

Nota-se o crescente fomento à sustentabilidade, tanto no âmbito geopolítico, como também nas Universidades, por meio do estabelecimento de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).O presente estudo tem como intuito desenvolver uma aplicação web a fim de otimizar o acesso dos usuários aos serviços de atenção e promoção à saúde ofertados pela Universidade de São Paulo (USP).

Congresso Site Publicado

FALANDO DE MORTE COM CRIANÇAS: A ELABORAÇÃO DE UM LIVRO

Falar a respeito dos processos de morte e morrer ainda suscitam angústias, especialmente quando precisamos conversar tais assuntos com crianças. Pensando nesse contexto, o objetivo deste estudo foi elaborar um material lúdico, no formato de um conto que foi estruturado a partir do referencial teórico de uma abordagem multidimensional do conceito de morte que compreende as dimensões de irreversibilidade, não-funcionalidade e universalidade.

Congresso Site Publicado

A PREVALÊNCIA DOS NEUROMITOS EM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Este estudo investigou a prevalência de neuromitos em professores da rede básica e procurou possíveis preditores à adesão aos mitos, como o tempo de atuação profissional e número de cursos de neurociências cursados. Foram selecionados 50 participantes inscritos no curso online Ciências da Vida na Escola (CVE) oferecido pelo laboratório de Neuropsicofarmacologia dos Distúrbios do Movimento e pelo Laboratório de Pesquisa e Integração em Psicologia, Educação e Tecnologia, ligados à FFCLRP. Realizou-se análises descritivas e uma matriz de correlações (p-valor = 0,05%). Avaliou-se as taxas de acertos e possíveis correlações com os dados sociodemográficos.

Congresso Site Publicado

Entomominas: um projeto de extensão promovendo o empoderamento científico feminino

Elaborado por pesquisadoras e estudantes do Departamento de Biologia da Universidade de São Paulo (USP), campus de Ribeirão Preto, o projeto de extensão universitária Entomominas parte do ensejo de estimular o empoderamento científico feminino de jovens estudantes do Ensino Fundamental de escolas públicas do município. Por meio da temática do estudo dos insetos, em cada edição é explorado um tema distinto através do Ensino de Ciências por Investigação.

Congresso Site Publicado

Apoio Pedagógico Domiciliar, no Grupo de Apoio ao Transplantado de Medula Óssea – Gatmo

O Grupo de apoio aos Transplantados de Medula Óssea (GATMO) é uma casa de apoio que acolhe/assiste pacientes carentes de todo o Brasil, ao longo do processo de transplante de medula óssea, realizado pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. As crianças e os adolescentes que realizam esse tratamento permanecem afastados de suas escolas, e nem todos dão continuidade à educação escolar.

Congresso Site Publicado

Ações Formativas Junto a Profissionais que Atuam em Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

O projeto “Socioeducando II”, inserido no programa “Aprender na comunidade”, propõe a formação, na modalidade remota, de profissionais atuantes em instituições da saúde e assistência social. Uma delas trata dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFVs), que atuam com crianças de 6 a 14 anos em situação de vulnerabilidade social.

Congresso Site Publicado

Ações Educativas e Aprimoramento de Profissionais que Trabalham com Adolescentes Usuários de Substâncias: Extensão entre Universidade e Comunidade

Resumo:  O Socioeducando II (Programa Aprender na Comunidade) busca dar cidadania a crianças e adolescentes vulneráveis através de ações educativas, por meio da colaboração da Prof. Dra. Marina Rezende Bazon (FFCLRP-USP) com o Prof. Dr. Sérgio Nojiri (FDRP-USP). Há uma parceria com os Centros de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS-AD) de São José do Rio Preto, para os quais graduandos e pós-graduandos conduzem o curso “Uso de Substâncias na Adolescência: Desenvolvimento e Fatores Psicossociais Relacionados”. Este visa proporcionar conhecimento científico sobre o desenvolvimento de condutas antissociais na adolescência; promover capacidade de relacioná-lo criticamente às práticas profissionais; e ajudar na instrumentalização para avaliações e intervenções educativas. Foram realizados 10 encontros quinzenais em 2021, com 2 ainda previstos, divididos em 3 módulos. Os encontros têm 2 horas pelo Google Meet, com aulas expositivas, discussões síncronas, vídeos disparadores e estudos de caso.

Congresso Site Publicado

Aplicação do Cursinho Popular Paiva para alunos de Escola Pública

Buscando contribuir para o ingresso de estudantes de camadas populares nas universidades, para a democratização do conhecimento e visando fomentar a consciência crítica da juventude, bem como cumprir com os compromissos éticos de extensão universitária intrínsecos à Universidade de São Paulo, o presente projeto se estrutura como um Cursinho Popular.