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RoboWeekend

O RoboWeekend é um evento de robótica, realizado durante um final de semana, que traz temas atuais e relevantes na área para toda a sociedade. É uma iniciativa do Grupo SEMEAR, um grupo de robótica de graduação da USP, em parceria com o Centro de Robótica da USP São Carlos (CRob).

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Disque Robótica

O Disque Robótica é um projeto desenvolvido pelo Grupo SEMEAR – extracurricular da EESC com mais de 100 alunos de graduação que busca oferecer palestras online gratuitas sobre engenharia e robótica na USP para turmas de ensino médio de todo o país.

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A extensão universitária como ferramenta para estimular as meninas nas carreiras de “STEM”

Este trabalho possui dois objetivos principais, um é estimular meninas a seguir as carreiras das áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) e o outro objetivo é promover as habilidades de ensino, comunicação e gestão das estudantes de graduação da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e do Instituto de Química de São Carlos (IQSC),

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Projeto Floki

O projeto consiste no design e construção de uma embarcação tripulada e certificada pela Marinha para o Desafio Solar Brasil – competição para barcos movidos exclusivamente a energia solar. Casco, propulsão e demais sistemas serão projetados integralmente pelas equipes responsáveis, garantindo um protótipo inovador e sustentável.

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Melhoria da Gestão de Águas Pluviais dos Campi da USP Através de Jardins de Chuva: Dispositivo de Solução Baseada na Natureza com Potencial Pedagógico

Soluções Baseadas na Natureza permitem a adaptação dos ambientes urbanos em cidades sustentáveis. Dentre os desafios envolvidos podem ser citados gestão a drenagem, a melhoria da qualidade de águas urbanas, a restauração de habitats para espécies, recuperação do solo e melhoria das condições sociais e de saúde.

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INSPIRE – Ventilador Pulmonar de Baixo Custo Aberto, Atividades de Treinamento Realizadas

O advento do COVID-19 e seu contágio exponencial causou o colapso no sistema de saúde, tendo como principal causa a falta de ventiladores pulmonares. A equipe liderada pela Escola Politécnica da USP, em conjunto com a Marinha do Brasil e o Instituto Federal de São Paulo, organizou esforços para o desenvolvimento, produção e cessão de ventiladores pulmonares Inspire para hospitais de atendimento público do país.

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FEBRACE – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – Ações de extensão para estímulo e desenvolvimento de talentos em ciências e engenharia

Neste artigo, apresentamos o programa FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia) e o poder da integração de ações de formação e recursos de divulgação, para estimular o desenvolvimento de projetos científicos e disseminar o talento de jovens cientistas e suas invenções e inovações como forma de divulgar a Ciência e Tecnologia e, ao mesmo tempo, servir de inspiração e provocação para jovens e professores se juntarem ao movimento como protagonistas.

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Escola Avançada de Engenharia Mecatrônica (EAEM)

A Escola Avançada de Engenharia Mecatrônica (EAEM) é um projeto realizado pelo grupo PET – Automação e Sistemas da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
Realizada tradicionalmente no mês do julho, a EAEM existe há mais 15 anos. O projeto é voltado para alunos do último ano do Ensino Médio e Técnico ou alunos já formados que nunca ingressaram no Ensino Superior.

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A Criação do Centro de Estudos para a Paz, como Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão Universitária GLIP-USP

A alvorada do novo milênio torna a aproximação da Universidade à sociedade mais essencial a cada dia. Destarte, observa-se a necessidade da criação de atividades de extensão universitária próximas ao dinamismo da evolução social e tecnológica. Há uma profunda demanda de inclusão e diversidade, em sua plena magnitude, rumo a patamares capazes de contribuir à paz mundial.

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Concepção de modelos físicos para avaliação de parâmetros de desempenho hídrico, térmico e dinâmica da vegetação em tetos vegetados

A pesquisa e aplicação de tetos vegetados, um tipo de Solução baseada na Natureza para gestão de águas pluviais, é majoritariamente limitada a países de clima temperado. Para a aplicação destes no Brasil, é preciso superar o desafio tecnológico de conceber modelos físicos laboratoriais que gerem insumos para avaliar seu desempenho térmico, hídrico e dinâmica de vegetação em diversos climas.