Congresso Site Publicado

XVII Semana de Geografia: resistências e possibilidades para o estágio supervisionado em ensino e material didático em tempos de pandemia

A Semana de Geografia é reconhecida como o projeto de extensão mais longevo da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Com a pandemia do Novo Coronavírus, o projeto viu-se obrigado a adaptar sua exitosa metodologia de trabalho para melhor responder às demandas da sociedade e do público que participa de suas atividades, mantendo sua perspectiva de valorização da produção de conhecimento das escolas públicas e necessidade de coordenação entre ensino básico e ensino superior a partir de uma relação horizontal.

Congresso Site Publicado

Saberes em Diálogo: comunidade, escola e universidade na construção da educação quilombola no município de Barra do Turvo-SP

Este projeto visa contribuir na construção da educação quilombola em Barra do Turvo, a partir da articulação dos saberes das comunidades, a prática dos professores do ensino básico e os saberes da universidade. Em 2019 realizamos 21 oficinas (culinária, infância, agricultura quilombola, artesanato e devoção) nas comunidades, com cerca de 600 alunos, 30 professores, 60 auxiliares de ensino, cerca de 100 integrantes das comunidades e 11 membros da USP.

Congresso Site Publicado

O oferecimento de uma sequência de cursos de extensão visando à capacitação da comunidade para a compreensão das vicissitudes da Literatura Infantil e Juvenil  durante vínculo docente temporário

Nesta comunicação pretende-se, a partir de uma análise de registros de opiniões, pensamentos e crenças por partes dos discentes nos fóruns de discussões que ocorreram junto aos cursos assíncronos, cuja utilização foi por eles consentida mediante assinatura de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, registrar suas opiniões e intuições iniciais acerca da LIJ e dos temas específicos a ela pertencentes abordados nos programas dos cursos e ao final do percurso de ensino-aprendizagem, de modo a apontar mudanças de atitude dos participantes com relação ao objeto de estudos em questão, visando à desconstrução de preconceitos e à subsequente formulação de conceitos (re)elaborados após aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências básicas de leitura crítica.

Congresso Site Publicado

Machado de Assis: primeiras edições e raridades

Este projeto busca apresentar uma exposição permanente, em plataforma digital, dos exemplares das primeiras edições da obra de Machado de Assis pertencentes à coleção da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), a fim de garantir o acesso público, gratuito e universal ao mais importante acervo de livros machadianos sob a guarda de uma instituição pública no Estado de São Paulo.

Congresso Site Publicado

Travessias (im)prováveis: Ensino de Antropologia em Inglês

O projeto “Travessias (im)prováveis: ensino de antropologia em inglês”, coordenado pela professora Laura Moutinho, é uma iniciativa que realizamos junto a disciplinas obrigatórias de antropologia na qual oferecemos a alunas e alunos do Bacharelado em Ciências Sociais da Universidade de São Paulo oficinas de capacitação para leitura de textos antropológicos em língua inglesa.

Congresso Site Publicado

Atlas da Dinâmica Criminal em São Paulo (SP): roubos a transeuntes e de veículos

É a partir do padrão espaço-temporal dos roubos a transeuntes e de veículos, que o Atlas discute os desafios para pesquisas quantitativas de criminalidade. Nele, trata-se sobre a pluralidade das investigações sobre violência, a heterogeneidade urbana, subnotificação dos casos, vitimização, a qualidade do endereçamento e o quadro destes tipo de ocorrências de 2006 a 2017.

Congresso Site Publicado

Foca nas Mídias: revelando a desinformação

O “Foca nas Mídias” é resultado das atividades do projeto de cultura e extensão “Alfabetização midiática em vídeo na Escola de Aplicação da FEUSP” com apoio do Programa Unificado de Bolsas (PUB) e da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP. Durante a realização do projeto (2020-2021), os esforços se direcionaram ao auxílio a professoras da Escola de Aplicação, à produção de conteúdos em textos, imagens e uma série temática em formato audiovisual, intitulada “Armadilhas das redes”, composta de cinco episódios sobre a confiabilidade da informação e conteúdos que ganharam grande projeção na internet.

Congresso Site Publicado

Leitura e escrita Braille: uma perspectiva para inclusão educacional

O Projeto tem como objetivo a oferta de um curso à comunidade externa que visa desenvolver habilidades de escrita e leitura Braille para o atendimento e inclusão de pessoas com deficiência visual nos mais diversos espaços culturais e educacionais, sobretudo na educação básica, problematizando seus aspectos teóricos, técnicos e éticos, tomando como público-alvo professores, estudantes de graduação, familiares, amigos de pessoas com deficiência visual e pessoas interessadas na temática.