Congresso Site Publicado

XVII Semana de Geografia: resistências e possibilidades para o estágio supervisionado em ensino e material didático em tempos de pandemia

A Semana de Geografia é reconhecida como o projeto de extensão mais longevo da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Com a pandemia do Novo Coronavírus, o projeto viu-se obrigado a adaptar sua exitosa metodologia de trabalho para melhor responder às demandas da sociedade e do público que participa de suas atividades, mantendo sua perspectiva de valorização da produção de conhecimento das escolas públicas e necessidade de coordenação entre ensino básico e ensino superior a partir de uma relação horizontal.

Congresso Site Publicado

Saberes em Diálogo: comunidade, escola e universidade na construção da educação quilombola no município de Barra do Turvo-SP

Este projeto visa contribuir na construção da educação quilombola em Barra do Turvo, a partir da articulação dos saberes das comunidades, a prática dos professores do ensino básico e os saberes da universidade. Em 2019 realizamos 21 oficinas (culinária, infância, agricultura quilombola, artesanato e devoção) nas comunidades, com cerca de 600 alunos, 30 professores, 60 auxiliares de ensino, cerca de 100 integrantes das comunidades e 11 membros da USP.

Congresso Site Publicado

Machado de Assis: primeiras edições e raridades

Este projeto busca apresentar uma exposição permanente, em plataforma digital, dos exemplares das primeiras edições da obra de Machado de Assis pertencentes à coleção da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), a fim de garantir o acesso público, gratuito e universal ao mais importante acervo de livros machadianos sob a guarda de uma instituição pública no Estado de São Paulo.

Congresso Site Publicado

O oferecimento de uma sequência de cursos de extensão visando à capacitação da comunidade para a compreensão das vicissitudes da Literatura Infantil e Juvenil  durante vínculo docente temporário

Nesta comunicação pretende-se, a partir de uma análise de registros de opiniões, pensamentos e crenças por partes dos discentes nos fóruns de discussões que ocorreram junto aos cursos assíncronos, cuja utilização foi por eles consentida mediante assinatura de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, registrar suas opiniões e intuições iniciais acerca da LIJ e dos temas específicos a ela pertencentes abordados nos programas dos cursos e ao final do percurso de ensino-aprendizagem, de modo a apontar mudanças de atitude dos participantes com relação ao objeto de estudos em questão, visando à desconstrução de preconceitos e à subsequente formulação de conceitos (re)elaborados após aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências básicas de leitura crítica.

Congresso Site Publicado

Travessias (im)prováveis: Ensino de Antropologia em Inglês

O projeto “Travessias (im)prováveis: ensino de antropologia em inglês”, coordenado pela professora Laura Moutinho, é uma iniciativa que realizamos junto a disciplinas obrigatórias de antropologia na qual oferecemos a alunas e alunos do Bacharelado em Ciências Sociais da Universidade de São Paulo oficinas de capacitação para leitura de textos antropológicos em língua inglesa.

Congresso Site Publicado

Leitura e escrita Braille: uma perspectiva para inclusão educacional

O Projeto tem como objetivo a oferta de um curso à comunidade externa que visa desenvolver habilidades de escrita e leitura Braille para o atendimento e inclusão de pessoas com deficiência visual nos mais diversos espaços culturais e educacionais, sobretudo na educação básica, problematizando seus aspectos teóricos, técnicos e éticos, tomando como público-alvo professores, estudantes de graduação, familiares, amigos de pessoas com deficiência visual e pessoas interessadas na temática.

Congresso Site Publicado

Foca nas Mídias: revelando a desinformação

O “Foca nas Mídias” é resultado das atividades do projeto de cultura e extensão “Alfabetização midiática em vídeo na Escola de Aplicação da FEUSP” com apoio do Programa Unificado de Bolsas (PUB) e da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP. Durante a realização do projeto (2020-2021), os esforços se direcionaram ao auxílio a professoras da Escola de Aplicação, à produção de conteúdos em textos, imagens e uma série temática em formato audiovisual, intitulada “Armadilhas das redes”, composta de cinco episódios sobre a confiabilidade da informação e conteúdos que ganharam grande projeção na internet.

Congresso Site Publicado

Atlas da Dinâmica Criminal em São Paulo (SP): roubos a transeuntes e de veículos

É a partir do padrão espaço-temporal dos roubos a transeuntes e de veículos, que o Atlas discute os desafios para pesquisas quantitativas de criminalidade. Nele, trata-se sobre a pluralidade das investigações sobre violência, a heterogeneidade urbana, subnotificação dos casos, vitimização, a qualidade do endereçamento e o quadro destes tipo de ocorrências de 2006 a 2017.