Congresso Site Publicado

MATEMATECA: um acervo de objetos matemáticos

Todos que trabalhamos com Matemática sabemos o quanto é difícil conversar sobre o que fazemos com leigos. A linguagem logo se torna um empecilho na comunicação se nosso interlocutor não a domina. A partir de 2003, aventuramo-nos por uma forma de quebrar essas barreiras na divulgação da Matemática: a confecção de objetos interativos. Aos poucos, nosso acervo, que denominamos Matemateca, foi tomando corpo. Participamos de exposições e fomos nos dando conta de que nosso material despertava muita curiosidade e seria um veículo interessante e divertido para a divulgação da Matemática entre leigos ou colegas, crianças ou adultos.

Congresso Site Publicado

Formação de/com professores que ensinam matemática na Educação de Jovens, Adultos e Idosos

Neste texto, temos o propósito de registrar e divulgar o relato de uma experiência, ainda em desenvolvimento, de formação continuada de professores/as que ensinam Matemática na Educação de Jovens, Adultos e Idosos. Trata-se do projeto de extensão, materializado na forma de um curso de atualização de sessenta horas (60h) e intitulado “A matemática na Educação de Jovens, Adultos e Idosos”, por meio do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP), por intermédio do Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática (CAEM).

AtivEstat – Atividades de Estatística

Apresentamos o portal AtivEstat – Atividades de Estatística voltado à professores de matemática. O portal conta com uma série de atividades e indicações de outros portais que podem auxiliar no ensino de Estatística. Considerando a importância da participação ativa dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem e desenvolvimento do letramento estatístico, espera-se que as ferramentas do portal possam contribuir nesse sentido.