Congresso Site Publicado

Difundindo conhecimento interdisciplinar durante a pandemia de COVID-19:  I Grupo de Estudos “Fundamentos em Neurociências e Comportamento” da LANeCom

Apresentamos a experiência pedagógica do 1º Curso de Difusão “Grupo de Estudos Fundamentos em Neurociências e Comportamento” da Liga Acadêmica de Neurociências e Comportamento (LANeCom). O curso que durou 18 semanas teve como objetivo discutir as bases do conhecimento neurocientífico e sua difusão para a sociedade civil.

Congresso Site Publicado

Oficinas de Orientação Profissional virtuais – inovação da Feira USP e as Profissões

Durante a pandemia a Feira USP e as Profissões foi realizada virtualmente. Para este formato o estande da Orientação Profissional  desenvolveu um modelo de  cinco oficinas  virtuais com os seguintes objetivos: perceber as dificuldades de escolha em tempos de crise; auxiliar  a realização do autodiagnostico do  processo de escolha; compreender que para uma escolha de curso superior  é necessário: autoconhecimento e exploração das possibilidades e desenvolver um plano de ação. As oficinas foram gravadas , cada uma com temática diferente que se somavam , mas que podiam ser feitas individualmente com ganhos para o participante.

Congresso Site Publicado

Extensão e formação: participação de graduandos no Projeto de Apoio Psicológico Online do Instituto de Psicologia

O Projeto de Apoio Psicológico Online, ligado ao Centro Escola do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, foi criado em 2020 com o intuito de oferecer atendimento psicológico online e pontual à comunidade USP, auxiliando na travessia das dificuldades psicológicas e disponibilizando cuidado com a saúde mental em meio à pandemia do COVID-19.

Congresso Site Publicado

Escolarização de crianças de origem imigrantes: impasses e potências

O presente Projeto de Cultura e Extensão foi motivado por um pedido, endereçado ao Grupo Veredas: Psicanálise e Imigração, em meados de 2017, de que pudéssemos intervir no processo de escolarização de crianças filhas de pais andinos que, com 4-5 anos, não falavam nenhuma língua e preocupavam as equipes que com elas trabalhavam. Partimos do princípio da psicanálise implicada, que concebe, em linhas gerais, que a escuta em contextos de vulnerabilidade social implica que o pesquisador promova uma escuta atenta à complexidade histórica e social (ROSA, 2016).

Congresso Site Publicado

A PSICOLOGIA NO ENFRENTAMENTO DAS OPRESSÕES DE GÊNERO: UM ESTUDO A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS NO NÚCLEO DE EXPRESSÃO FEMININA DA FACULDADE DE DIREITO DA USP

O Núcleo de Expressão Feminina, atividade de extensão da Faculdade de Direito da USP, foi fundado em 2019 no sentido de atuar em relação às disparidades entre os gêneros observadas dentro da universidade, visando agir sobre o silenciamento feminino e potencializar a expressão das estudantes.

Congresso Site Publicado

Psicologia Escolar e Práticas Institucionais

Realizamos um estágio no campo da psicologia escolar a partir da disciplina Psicologia Escolar e Práticas Institucionais, juntamente com o Serviço de Psicologia Escolar do IP e a EMEF Desembargador Amorim Lima. Tivemos contato virtual com a diretora, uma visita presencial à escola, supervisões e aulas teóricas. Foi uma experiência muito enriquecedora em termos de formação, e um modelo potente em termos de extensão.

Congresso Site Publicado

Projeto Travessia: um relato sobre o caminho percorrido

O Projeto Travessia atua desde 2018 oferecendo atendimento psicoterapêutico para os estudantes do cursinho pré-vestibular Florescer. O trabalho realizado pelo projeto é atravessado por sofrimentos decorrentes de questões de classe, raça e gênero, sendo a motivação principal o apoio ao seu público-alvo durante esse específico momento de suas vidas, atendendo a demanda do cursinho Florescer e promovendo a permanência de seus estudantes.

Congresso Site Publicado

Roda de Saberes da Capoeira: relato de uma experiência pedagógica virtual

Com o advento da pandemia de Covid 19 e a impossibilidade de realização de atividades presenciais e com o objetivo de dar continuidade, de forma virtual, às ações do projeto da Capoeira do CEPEUSP, foi dado início ao projeto “Roda de Saberes da Capoeira” com o intuito de oferecer aos alunos a oportunidade de construir conhecimentos no ambiente virtual à partir da interação com pesquisadores, praticantes, Mestres e Mestras desta arte, que abordaram, nas 14 “rodas” promovidas, aspectos culturais, históricos, educacionais e sociais relacionados à Capoeira. Consideramos que os resultados do projeto foram positivos, atendendo ao objetivo de fazer da Roda de Saberes da Capoeira um espaço dialógico com a sociedade.