Congresso Site Publicado

Cultura e extensão como um dos pilares da universidade: Projeto Livro, Leitor e Leitura

Introduz reflexão sobre a importância das atividades de extensão como um dos pilares da Universidade, tendo como objetivo apresentar os benefícios da leitura e a importância do livro para o desenvolvimento da sociedade, objetivando a implantação do Projeto Livro, Leitor e Leitura (PL3) no Departamento de Informação e Cultura (CBD) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Busca-se o envolvimento de alunos, professores, bibliotecários e a comunidade externa para uma troca de experiências efetiva através da cultura e extensão universitária.

Congresso Site Publicado

Alfabetização midiática e produção audiovisual na escola pública: ensinar crianças e jovens a interpretar e a produzir informação

Este projeto de cultura e extensão, realizado com apoio da PRCEU, através do edital Empreendedorismo, realizado entre julho de 2019 e julho de 2021, abordou a alfabetização midiática e informacional através da aprendizagem do vídeo com a participação de docentes do Departamento de Jornalismo e Educomunicação da Escola de Comunicações e Artes (ECA), do Departamento de Metodologia e Educação Comparada da Faculdade de Educação (FE), professores da EAFEUSP e discentes dos cursos de Jornalismo, Educomunicação e Letras.

Congresso Site Publicado

Território, Ciências da Natureza e Arte para a sustentabilidade: USP e Escolas juntas

O objetivo é levar a USP a essas escolas, em uma proposta interdisciplinar construída em conjunto por seus espaços educativos (Estação Biologia – IB, GEPEq – IQ ou MAC, entre outros dez grupos que vem colaborando em projetos associados) e, principalmente, através dos estudantes de graduação, que, sob supervisão, realizam oficinas ou organizam clubes do conhecimento nestas escolas.

Cultura Plano e Ação: formulação de políticas culturais nos municípios

O artigo apresenta a realização do curso “Cultura: Plano e Ação”, modalidade lato sensu, realizado no período de março de 2018 até março de 2020. O objetivo do curso foi fornecer o instrumental teórico-prático para os dirigentes de Cultura ou candidatos a postos de lideranças em instituições culturais. Como trabalho de conclusão, foi proposta a elaboração individual de um Plano de Cultura para um município real, a partir das conceituações estudadas durante as aulas e das ferramentas de gestão necessárias para a implantação do Plano.

Todos pelo Turismo: livretos participativos em Ibitinga

Os livretos da coleção “Todos pelo Turismo”, desenvolvidos pelos integrantes do projeto de turismo da Escola de Comunicação e Artes da USP (ECA/USP) do Programa USP Municípios, foram criados como proposta de discussão do trabalho desenvolvido pelo projeto no município de Ibitinga, de modo a apresentar dados referentes ao turismo e iniciar o processo de definição de estratégias para o seu desenvolvimento sustentável na região. Além disso, tem a intenção de fomentar a participação, envolvendo a população nos assuntos relativos ao turismo da cidade.

Congresso Site Publicado

Educomunicação como Tecnologia Social Inovadora a serviço da sociedade – Núcleo de Comunicação e Educação da USP

Este trabalho apresenta ações em 2020 realizadas pelo Núcleo de Comunicação e Educação (NCE USP) que existe há 25 anos e vem oferecendo à sociedade muitas oportunidades de conhecer e aplicar os princípios e práticas da educomunicação, novo paradigma na compreensão sobre a interface entre comunicação e educação. Nestes anos, o NCE tem mantido projetos de intervenção bastante importantes e em diversas áreas da sociedade.

Congresso Site Publicado

Estação Memória: comunicação intergeracional a distância

Resumo:  Estação Memória é um dispositivo cultural voltado à produção e troca da experiência de idosos, tendo por objetivo a reinserção social das memórias, como forma de contribuir com processos de apropriação do patrimônio simbólico, na contemporaneidade.  O desenvolvimento do dispositivo contempla dois eixos, mutuamente articulados: o  sociocultural, com base na participação dos idosos em oficinas de memória semanais voltadas a dinâmicas do lembrar e narrar; o educativo-cultural, com base em encontros intergeracionais periódicos, com jovens estudantes, entre 12 e 18 anos.

Congresso Site Publicado

Cine adentro: curadoria e produção de mostras cinematográficas no CINUSP Paulo Emílio

O projeto consistia na curadoria e produção de mostras de cinema no CINUSP Paulo Emílio, órgão ligado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, entre os anos de 2019 e 2020. Por meio da discussão entre os participantes (coordenação, bolsistas e estagiários), era feita a elaboração de propostas de mostras a serem realizadas no cinema.