Meninas na Ciência: Ampliando Espaços e Abrindo Caminhos

O projeto Meninas Ciência é uma iniciativa feminina que visa trazer o sentimento de pertencimento e empoderamento a jovens mulheres para áreas de ciência e tecnologia, que são dominadas majoritariamente por homens, mostrando que todas podem ser o que quiserem, independente de qualquer característica. Tendo como público-alvo meninas que estejam no nono ano do ensino fundamental e ensino médio, busca-se através de diversos meios digitais apresentar conteúdos de cunho científico e protagonismo feminino, em todas as áreas, de maneira cativante para que elas tenham prazer em abordar esses assuntos, participando das atividades propostas.

Turismo de Base Comunitária em Comunidades Indígenas

Resumo:  A Rede Indígena é um serviço do IP-USP, constituída como uma articulação sucessora de atividades desenvolvidas pelo Instituto nas Tekoa paulistas. Seus trabalhos iniciam-se em 2012, onde houve a organização de rodas de conversa com jovens para a conscientização sobre álcool e demais drogas. Em função das vulnerabilidades às quais são expostos e à pressão sobre as comunidades faz-se necessário o suporte psicossocial e o apoio ao desenvolvimento de projetos para assegurar bem-estar nas aldeias.

Congresso Site Publicado

Paisagismo funcional, bem-estar e segurança alimentar: Uma abordagem integrada

Uma das problemáticas levantadas para o campus da EACH-USP Leste foi a falta de espaços verdes, hortas e áreas de convivência. Pensando nisso, este projeto busca criar uma área onde as pessoas possam ficar, com plantas nativas, a partir do paisagismo funcional, integrando a beleza proporcionada pelas plantas, com a solução de problemas localizados na região.

Congresso Site Publicado

Verificar a viabilidade de utilização de fios reciclados, a partir de aparas  de confecção, na fabricação de produtos têxteis e de moda

Este estudo surge como uma proposta de minimizar os impactos negativos do sistema produtivo industrial têxtil e de moda, que descartam de forma indevida seus resíduos sólidos. Buscou-se verificar a viabilidade da utilização das aparas têxteis descartadas pelas confecções de Ibitinga-SP, para a fabricação de fios reciclados e a posterior reintrodução no mercado como produtos sustentáveis, seguindo o modelo de economia circular, neste notório parque fabril, até então, verticalizado.

Congresso Site Publicado

Recomendações para projetos acadêmicos em periferias e favelas: considerações a partir do censo realizado pelo IEA-USP

Este trabalho visa apresentar recomendações para o desenvolvimento de projetos acadêmicos em periferias e favelas a partir de uma iniciativa de pesquisa e extensão desenvolvida pelo IEA-USP. Trata-se de um conjunto de reflexões sistematizadas por moradores de territórios pesquisados que atuaram como articuladores locais de um censo populacional realizado em comunidades vizinhas a dois campi universitários. Essas reflexões são fruto de uma experiência de dois anos de participação no trabalho de campo, reuniões de equipe e diálogos entre universidade e comunidades.