Disque Robótica

O Disque Robótica é um projeto desenvolvido pelo Grupo SEMEAR – extracurricular da EESC com mais de 100 alunos de graduação que busca oferecer palestras online gratuitas sobre engenharia e robótica na USP para turmas de ensino médio de todo o país.

Congresso Site Publicado

A extensão universitária como ferramenta para estimular as meninas nas carreiras de “STEM”

Este trabalho possui dois objetivos principais, um é estimular meninas a seguir as carreiras das áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) e o outro objetivo é promover as habilidades de ensino, comunicação e gestão das estudantes de graduação da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e do Instituto de Química de São Carlos (IQSC),

Congresso Site Publicado

A trajetória do Time Enactus Campus São Carlos no desenvolvimento de projetos socioambientais: dificuldades, situação atual e perspectivas futuras

O Time Enactus Campus São Carlos iniciou suas atividades em 2013 e, nesta trajetória, contou com a participação de 353 alunos, sendo de 14 cursos de graduação e 3 de pós-graduação. Oito projetos foram desenvolvidos e três estão em andamento, em áreas de atuação e grupos sociais diferenciados, impactando mais de 2000 pessoas. Os projetos contaram com apoio da rede Enactus Brasil, editais da USP, empresas privadas e eventos organizados pelo grupo.

Mulheres na Engenharia

Women’s research Engineers Network (WREN) was launched in 2021 and started as a collaboration between researchers at the University of Wollongong (UOW) – Australia, professors from University of São Paulo (USP) and USP Women’s office – Brazil. WREN was supported by the Commonwealth through the Council on Australia Latin America Relations (COALAR) and was established to support women in engineering through their academic careers by fostering international collaborations, which are closely linked to successful grants and promotions. By generating more opportunities for women to find these collaborations, the network mission is to narrow the still present gender gap felt by women in later career stages.