Congresso Site Publicado

Projeto Intervenção Educativa como Ferramenta da Gestão de Resíduos Sólidos no Campus “Luiz de Queiroz”

Resumo:  O projeto visa a realização de intervenções educativas com a intenção de avaliar/melhorar o sistema de coleta seletiva no campus “Luiz de Queiroz” bem como desenvolver ações que estimulem a redução da geração de resíduos, usando a educação ambiental. São levantadas informações dos departamentos e setores do campus a respeito dos problemas e questionamentos sobre a correta destinação dos resíduos sólidos produzidos.

Congresso Site Publicado

Papel social dos Cientistas dos Alimentos exercido por meio da disseminação dos seus conhecimentos

Resumo:  Os principais objetivos do presente projeto foram: (1) elaborar livretos informativos em uma linguagem de fácil compreensão em todos os níveis sociais; (2) levar estes conhecimentos até os alunos do Ensino Médio e Técnico por meio de interações em ambiente virtual; (3) possibilitar aos alunos de graduação do curso de Ciência dos Alimentos da ESALQ/USP o convívio o compartilhamento de conhecimento e a prática de extensão e exercerem o seu papel social; (4) elaborar vídeos e material digital para a divulgação dos temas de forma remota ou à distância para atingir a sociedade como um todo.

Congresso Site Publicado

O nascimento do Mosaico EducoFlorestal Agroecológico de Itatinga como promotor de expressão e diálogo com a sociedade

Resumo:  São evidentes os crescentes ataques sofridos pelas instituições públicas, especialmente pelas universidades públicas. A partir disso, é possível fazer um recorde em maio de 2014, quando a Secretaria de Planejamento do Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo enviou um ofício ao Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP.

Congresso Site Publicado

Coprodução de conhecimento para a conservação da biodiversidade e a justiça social: conectando pesquisadores e moradores em prol da convivência humano-fauna na Mata Atlântica Paulista

O objetivo deste trabalho foi constituir espaços de diálogo entre pesquisadores envolvidos com projetos de conservação e moradores das áreas de interior e entorno do Núcleo Santa Virgínia do Parque Estadual da Serra do Mar. Para isso, foi realizada uma oficina e atividades na escola, com o intuito de acionar os saberes locais e engajar as pessoas em um processo de coprodução do conhecimento sobre a fauna, visando a solução de conflitos e a promoção da convivência humano-fauna. A oficina durou três horas e contou com cerca de 50 moradores locais. Nela, houve a apresentação dos resultados da pesquisa, a orientação sobre boas práticas de coexistência com mamíferos carnívoros e um espaço dialogado para que os moradores compartilhassem suas experiências, necessidades e propusessem soluções.

Congresso Site Publicado

Desafios da transposição do conhecimento de visitas monitoradas ao Museu – Luiz de Queiroz – para atividades virtuais

Resumo:  O Museu “Luiz de Queiroz” detém um grande fluxo de visitantes. Contudo, a pandemia ocasionada pela COVID-19 exigiu mudanças no planejamento e execução das visitas monitoradas. Com isso, foi feito um mapeamento de demandas sobre o campus e o Museu da ESALQ, criando uma relação de temas para divulgação científica online de conteúdo, através de publicações na página oficial do Instagram do Museu, que, atualmente, conta com mais de 240 publicações e 1.350 seguidores.

Congresso Site Publicado

Comunicação digital técnico-científica em ciências agrárias e ambientais por meio de mídias sociais

Resumo:  É notável a influência da internet no processo de transmissão de informações e interesse das comunidades em assuntos de cunho cientifico. O Grupo de Extensão SolloAgro, do Departamento de Ciência do Solo da ESALQ/USP, desenvolve projetos com bolsistas PUB para disseminar a divulgação de conteúdos técnico-científicos produzidos na ESALQ/USP e em instituições parceiras, e proporcionar aos alunos a experiência do ambiente profissional, desenvolver capacidades intelectuais, relacionamento com profissionais e pós-graduandos, desenvolver autonomia e trabalho em equipe.

Impacto da Pandemia nas atividades de extensão na ESALQ/USP

Com o advento da pandemia da Covid-19, a realidade com a qual todos da Universidade estavam acostumados foi alterada drasticamente. Dada a enorme diversidade de vertentes, áreas e formas de atuação dos grupos de extensão da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ), a pandemia afetou diretamente a dinâmica dos grupos e as atividades de extensão desenvolvidas.

Educação Ambiental e Resíduos: Fortalecendo Ações Escola&Comunidade

O presente trabalho refere-se ao Projeto “Vivências em Educação Ambiental e Resíduos Sólidos”, que desenvolveu em 2021 ações educativas e cursos voltados à formação de professores, lideranças comunitárias e demais interessados, abordando temáticas de educação ambiental, resíduos sólidos e práticas ambientais que podem ser desenvolvidas visando a melhoria da qualidade de vida das comunidades e melhoria da relação com o ambiente.

Congresso Site Publicado

Do Âmbito Institucional para o Social – Atividades Inovadoras de Articulação Extensionista em Piracicaba/Sp

Visando fomentar a prática da extensão universitária e cumprir com a responsabilidade pública da Universidade, o Grupo de Articulação Extensionista “Marechal Rondon” (GAER), da instituição de ensino Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, campus USP, realizou projetos sociais no município de Piracicaba – SP, aproximando o jovem universitário da realidade brasileira e promovendo a integração entre a Universidade e a sociedade.