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Museu em contexto virtual: Cantinho do Brincar

Este trabalho foi proposto pelo Museu da Educação e do Brinquedo – MEB no contexto pandêmico, como forma de superar o desafio de reinventar as atividades educativas desenvolvidas presencialmente pela instituição, que agora seriam oferecidas de forma virtual. Em parceria com a EAFEUSP, foram proporcionadas oficinas intituladas “Cantinho do Brincar”, com o intuito de promover ações educativas com os alunos sobre acervo do MEB. Para isso, foram programadas um conjunto de atividades síncronas e assíncronas como contação de histórias e confecção de brinquedos, essas disponibilizadas em vídeo pelo canal do MEB no YouTube.

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Futuro do Pretérito: a primeira revista estudantil da Faculdade de Educação da USP

No âmbito das ações de cultura e extensão da USP, a Futuro do Pretérito surge como a primeira revista de divulgação científica produzida por estudantes na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Criada em 2019, por iniciativa da estudante Millena Miranda Franco, expandiu-se e, atualmente, conta com a participação de mais de 30 estudantes.

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Feira Agroecológica e Cultural de Mulheres no Butantã: Construindo autonomia e sustentabilidade

O trabalho foi realizado conjuntamente com a Feira Agroecológica e Cultural de Mulheres no Butantã e abrangeu a realização de formações que permitiram a construção de um regimento interno e estatuto para o coletivo. Também foi desenvolvido um estudo de viabilidade econômica que forneceu subsídeos para a continuidade e estruturação da Rede de produtoras que compõem a Feira Agroecológica e realizam mensalmente um evento mensal aberto à comunidade de comercialização e promoção das práticas da economia solidária e agroecologia.

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SEMANA DA EDUCAÇÃO FEUSP 2020

A Semana da Educação (SE) surge em 1983 e, após um intervalo, o corpo discente reassume sua organização em 2017 com o apoio da Comissão de Graduação. Pautada pelo desejo coletivo de calouras(os) do ano de 2016 de ampliar, aos/às estudantes da Faculdade de Educação da USP (Feusp), o acesso aos espaços de formação universitária, para além do cumprimento dos créditos em disciplinas e atividades de pesquisa, a SE sempre ensejou a democratização do acesso ao ensino a partir do constante diálogo entre Universidade e sociedade civil.

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Projeto Crianças do CRUSP

Iniciado em 2003, por estudantes da USP, em parceria com AMORCRUSP, SAS, Creches/Pré-escolas da USP e desde 2009, sob coordenação da Profa. Dra. Patrícia Prado, FEUSP, pelo PUB-USP, este Projeto de cultura e extensão em Educação não formal desenvolve propostas educativas, lúdicas e artísticas, por educadores de diversas licenciaturas, com crianças moradoras do CRUSP – cerca de 30 crianças, de 2 a 12 anos, de 2ª a 6ª feira, das 19h às 21h e em finais de semana especiais, em uma sala equipada com brinquedos, livros e jogos no CRUSP, a Salinha das Crianças, além das áreas livres próximas, visitas às praças e museus da Universidade, passeios e viagens.

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Fomentando a reflexão e o engajamento de jovens do ensino médio por meio da produção de vídeos de divulgação científica sobre temas sociocientíficos controversos

Neste trabalho apresentamos o processo de produção dos dois vídeos de divulgação científica sobre temas sociocientíficos controversos vinculados a ODS “Educação de Qualidade” da Agenda 2030: “Gênero e Ciência” e “Diálogo de Saberes”. Será focalizada a análise da participação dos estudantes de ensino médio da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP nos debates gravados pelo googlemeet sobre os temas e que foram usados na produção dos vídeos.

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Literatura Lgbtqia+ na Formação de Professoras: A Experiência do Clube de Leitura ‘Literatura e Diversidade’

O trabalho apresenta as atividades do projeto de Cultura e Extensão “Clube de Leitura ‘Literatura e Diversidade'” e sua contribuição na promoção de diálogos entre professoras(es) formadas e em formação acerca das temáticas das diversidades sexuais e de gênero, tendo a leitura literária como recurso pedagógico interdisciplinar.