Congresso Site Publicado

SHOW DE CIÊNCIAS: ESTIMULANDO O ENSINO DE CIÊNCIAS NO CICLO BÁSICO DE LORENA E REGIÃO

O Show de Ciências da EEL USP fundamenta-se na realização de atividades de extensão promovendo a integração, aproximação e parceria da universidade e da comunidade, visando à articulação do ensino e pesquisa com as demandas da sociedade. Trata-se de um projeto em 7ª ed. que busca a continuidades das ações iniciadas em 2012 com a criação do curso de Engenharia Física.

Diversidade na Divulgação Científica com os Mamutes na Ciência

As redes sociais são fortes disseminadoras de informação, que podem ser muito bem utilizadas para a democratização do acesso à informação e divulgação científica. A cada ano, a comunicação científica se ramifica mais através das diferentes redes sociais na internet, estreitando laços entre a Comunidade e a Universidade, devido a sua rápida disseminação.

Congresso Site Publicado

Desafio do Conhecimento da Escola de Engenharia de Lorena: Uma Experiência de Participação de Escolas Brasileiras em uma Competição de Ciências

Nos últimos anos, a Escola de Engenharia de Lorena tem promovido atividades de extensão direcionadas a alunos de escolas públicas e privadas de ensino básico. As atividades englobam competições de cunho científico e cultural, nas quais se destaca o Desafio do Conhecimento – disputa de cunho científico-cultural em que alunos de todo o país são convidados a pesquisar informações e a responder enigmas sobre temas de ciência e história das ciências.

RoboWeekend

O RoboWeekend é um evento de robótica, realizado durante um final de semana, que traz temas atuais e relevantes na área para toda a sociedade. É uma iniciativa do Grupo SEMEAR, um grupo de robótica de graduação da USP, em parceria com o Centro de Robótica da USP São Carlos (CRob).

Propaga Química – O canal de divulgação científica

O projeto visa a produção de conteúdo digital para as redes sociais criadas para o “Propaga Química” em diferentes plataformas e formatos. Em específico, concentrou-se as atividades na produção de conteúdo audiovisual na forma de “lives”, vídeos para o Youtube e publicações nas redes Facebook e Instagram; e com apenas um ano e meio de exposição, contem muitos seguidores externos ao público USP, com grande número de visualizações do público geral (entre seguidores e não seguidores).

Projeto Horti+: A importância de valorizar aquilo que é bom

O Horti+ visa ser um projeto replicável que promova uma alimentação saudável pautada na agricultura regional, possibilitando condições mínimas de permanência dos agricultores locais, por meio do desenvolvimento de um espaço otimizado. Assim, o projeto tem como principal objetivo a criação de um aplicativo de delivery de modo que estes agricultores tenham maior autonomia em suas vendas e divulgações.