Congresso Site Publicado

Vídeos educativos do Museu de Anatomia Veterinária da FMVZ USP: desafios e potencialidades para difusão do acervo durante a pandemia

Resumo:  Desde o início da pandemia causada pela Covid-19, a partir de abril de 2020, o Museu de Anatomia Veterinária da FMVZ desenvolveu um conjunto de vídeos educativos com a dupla finalidade. Por um lado, o objetivo foi de manter o programa de atividade educativas do Museu ativo junto ao seu público, mesmo com o distanciamento social, com informações elaboradas a partir do seu acervo. Por outro, buscou-se desenvolver estratégias inovadoras para o programa educativo do Museu

Congresso Site Publicado

Turma Boa pra Cachorro: um livro sobre bem-estar animal e anatomia veterinária como produto da extensão universitária ao Ensino Médio

REPRODUÇÃO EM MODELOS TRIDIMENSIONAIS (3D) DOS PRÉ-ESTÔMAGOS DE  BOVINO

Resumo:  O presente trabalho teve o objetivo de produzir uma réplica 3D e material digitalizado interativo 3D baseado em uma peça original de estômago de bovino. O material produzido poderá servir para auxiliar as aulas de anatomia veterinária.  Utilizou-se um estômago de bovino desenvolvido pela técnica de repleção estomacal, pertencente ao Museu de Anatomia Veterinária – MAV – FMVZ/USP.

Congresso Site Publicado

AnatoVet – Guia Prático para Curiosos: vídeos educativos como produto da extensão universitária ao Ensino Médio

Resumo:  Este trabalho relata a experiência da ação da FMVZ-USP junto à comunidade acadêmica do Centro Educacional SESI 077 de Carapicuíba-SP. Para isso, seguiram-se as seguintes etapas: I) discussão inicial; II) escolha do tema e definição do problema; III) formação dos grupos; IV) escolha dos professores orientadores; IV) elaboração do plano de pesquisa; V) investigação e registro das atividades; VI) análise dos resultados; VII) conclusões; VIII) produção e entrega do relatório de pesquisa; IX) apresentação do produto. Como resultado, elaborou-se o “AnatoVet – Guia Prático para Curiosos”

Projeto Santuário: Promoção de saúde através da educação humanitária

O Projeto Santuário é uma atividade de extensão da FMVZ-USP. Criado em 2009, atua na educação e promoção da Saúde Única na comunidade através de palestras, jogos, teatro, e histórias em campanhas de castração e outras iniciativas de nossos parceiros. Devido à pandemia de covid-19, tais ações tiveram de ser suspensas, dando espaço para o Projeto buscar outras formas de comunicação com a população.