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O Projeto EAMar na Década do Oceano: capacitação de professores do Ensino Médio, produção de material didático e Ciência Cidadã

O Projeto “Educação Ambiental Marinha (EAMar): Um Olhar Multidimensional Para a Década do Oceano” tem objetivo de divulgar a ciência oceânica e capacitar professores do Ensino Médio para que incluam assuntos a respeito dos princípios da cultura oceânica em sala de aula, com foco em professores e alunos do 2º ano do Ensino Médio de escolas pública de Ubatuba-SP.

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Mergulho na Ciência USP virtual transpondo as barreiras geográficas

A divulgação da Ciência para além dos muros das universidades, mostrando à sociedade a atuação das mulheres cientistas e a importância da Ciência para o desenvolvimento do país, são necessidades colocadas pela sociedade e por organizações nacionais e internacionais que visam o desenvolvimento mundial mais produtivo e igualitário. Nesse contexto, o Mergulho na Ciência USP tem o objetivo central de inserir crianças e jovens na Ciência, ao falar sobre vários temas científicos atraentes, mostrar a importância da Ciência para o desenvolvimento do país e desmistificar a figura de uma cientista.

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Criando Materiais Complementares do Mergulho na Ciência USP: uma ferramenta para estimular estudantes e professores do Ensino Fundamental na busca por materiais relacionados à Ciência

O projeto de extensão Mergulho na Ciência USP se iniciou em 2018, a princípio com o nome de Meninas na Ciência, com o objetivo de incentivar meninas do Ensino Fundamental (5° ao 9° ano), mostrar exemplos de mulheres cientistas brasileiras e incentivar a inserção de meninas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

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Contribuição dos bolsistas PUB-PRCEU no desenvolvimento da Coleção Biológica Prof. Edmundo F. Nonato do Instituto Oceanográfico (ColBIO)

A Coleção Biológica “Prof. Edmundo F. Nonato” do IOUSP (ColBIO), inaugurada em 2012, mantém uma das maiores coleções de organismos marinhos do ambiente pelágico e bentônico do litoral brasileiro, além de amostras da região antártica. As atividades desenvolvidas pelos bolsistas PUB-PRCEU na execução de projetos relacionados à coleção possibilitaram um crescimento substancial no número de amostras organizadas, catalogadas e cadastradas para futura inserção no banco de dados e disponibilização on line.

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O papel transformador de estudantes de graduação além dos muros da universidade

No Instituto Oceanográfico da USP (IOUSP), a disciplina intitulada “vertebrados aquáticos” faz parte da grade curricular do curso de bacharelado em Oceanografia. É um curso ministrado no terceiro semestre letivo desde 2014 pelos três autores deste trabalho. São quatro horas semanais ministradas em São Paulo, divididas em aula teórica e prática, e contando com o apoio de uma viagem a campo para o município de Cananeia. Em comum acordo com 5 turma de estudantes, decidiu-se que um dos objetivos desse curso seria aprender com a experiência.