Congresso Site Publicado

Cuidado à população em situação de rua no contexto do enfrentamento da pandemia da covid-19

Fundamentado na política nacional para a população em situação de rua (PSR), o Projeto Pontes envolveu alunos de graduação, pós-graduação e docentes da USP RP, no desenvolvimento de ações interprofissionais de acolhimento, educação em saúde, e prevenção durante a pandemia da COVID-19 em Ribeirão Preto, no período de 2020 e 2021. Em 2020, foram realizadas reuniões de planejamento e elaboração de estratégias a serem aplicadas junto a PSR.

Congresso Site Publicado

CONSTRUINDO PONTES: ATENÇÃO E CUIDADO A SAÚDE BUCAL DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA

Populações em Situação de Rua (PSR) são grupos populacionais heterogêneos, que vivem em extrema pobreza e vulnerabilidade social. Este trabalho visa apresentar a experiência interprofissional de estudantes de odontologia junto ao Projeto Pontes, projeto de extensão universitária da FMRP/USP em parceria com a FORP/USP, Programa de Residência em Atenção Integral à Saúde, Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e ONGs com foco na Atenção e Cuidado em Saúde da PSR.

Congresso Site Publicado

Projeto Dente de Leite, apoiado pelo Santander e Pró Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, leva promoção de saúde em Odontopediatria a pessoas de diversos países, estados e cidades

O objetivo desse trabalho foi produzir, gravar e disponibilizar gratuitamente músicas infantis voltadas para educação/promoção de saúde em Odontopediatria e avaliar o público alcançado por meio das redes sociais. Metodologia: As canções foram escritas pela Prof.ª Dr.ª Alexandra Mussolino de Queiroz e pós-graduanda Paôla Caroline da Silva Mira. Todas as canções visaram estimular a aproximação da criança e de temas de saúde bucal de forma lúdica, divertida e artística. Após produção musical, as canções foram disponibilizadas em redes sociais e os dados gerados foram utilizados para avaliação  do alcance de público.

Congresso Site Publicado

A importância da conscientização dos alunos do Ensino Fundamental I sobre qualidade de vida para um envelhecimento saudável

O objetivo do presente estudo é levar até os alunos entre 7 a 11 anos das escolas públicas do Ensino Fundamental I da região de Ribeirão  Preto-SP informações a respeito, principalmente, sobre a importância de  exposição adequada à luz solar, obtenção de uma dieta equilibrada, prática de  exercícios físicos e, como estes fatores refletem positivamente para melhora da qualidade de vida, podendo favorecer um envelhecimento saudável.

Congresso Site Publicado

Programa de Educação e Orientação sobre Traumatismos Dentários: Professora, machuquei meu dente! E agora?

Os traumatismos dentários podem ter um grande impacto na qualidade de vida, não só pela situação de urgência que acarreta, mas pelo envolvimento emocional da criança e de seus familiares. O primeiro atendimento, a conduta correta frente aos diferentes tipos de traumas e a agilidade para encaminhar o caso ao especialista são de extrema importância para o prognóstico favorável.